Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Sistema de busca no acervo, o SIAN
Início do conteúdo da página

Sistema de busca no acervo, o SIAN

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h52 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h52

Arquivo Nacional facilita o acesso ao acervo com nova ferramenta de pesquisa digital


O Arquivo Nacional lançou uma nova ferramenta de pesquisa digital em seu sistema de busca no acervo, o SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional). A ferramenta disponibiliza o acesso a mais de 1 milhão de documentos e potencializa as possibilidades de busca, realizando uma varredura por palavra no conteúdo dos documentos.

A pesquisa digital 2.0 está em fase de aperfeiçoamento, e novos filtros de busca serão implementados. A Coordenação de Tecnologia da Informação do Arquivo Nacional desenvolveu essa solução que aumentou a capacidade de pesquisa e a precisão dos resultados do SIAN.

Segundo Thiago Luna, Coordenador de TI do Arquivo Nacional, as pesquisas terão melhores resultados. “Essa nova versão da Pesquisa Digital permitirá ao cidadão ter resultados bem mais precisos. São mais de 81 milhões de palavras extraídas do texto original dos documentos e disponíveis para busca”, declara.

Diferentemente da versão anterior, a pesquisa digital 2.0 atinge bons resultados na busca de termos em sequência, desde que os caracteres dos documentos digitalizados e ocerizados, ou seja, convertidos em um formato de texto, estejam bem definidos no original.

É possível buscar simultaneamente vários fundos e coleções, filtrar por apenas um, assim como por partes do código de referência.

O sistema facilita a busca em documentos datilografados ou impressos, cujos conteúdos podem ser varridos em busca por termos específicos, mas também será possível visualizar outros documentos, como manuscritos e fotografias.

De acordo com Mariana Lambert, supervisora do Atendimento Presencial do Arquivo Nacional, a ferramenta representa uma enorme inovação no que diz respeito às possibilidades de pesquisa.  “Agora a pesquisa pode ser realizada no texto original dos documentos, não ficando restrita ao conteúdo indexado. Outras grandes vantagens são a ampliação e facilitação do acesso aos representantes digitais dos documentos originais, inclusive não ocerizados, que será possível pela internet e de forma imediata, evitando o deslocamento até o Arquivo”, declara. 

Para pesquisar no acervo do Arquivo Nacional, basta acessar o SIAN: http://sian.an.gov.br, realizar um cadastro, clicar em ‘Fundos/Coleções’ e ‘Pesquisa Digital 2.0’. 

ASCOM - Assessoria de Comunicação
09/08/2017

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - http://www.flickr.com/photos/152407672@N02/

registrado em:
Fim do conteúdo da página