Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série: Memórias do Brasil e do Mundo
Início do conteúdo da página

Série: Memórias do Brasil e do Mundo

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h51 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h51

O Arquivo Machado de Assis


Apresentamos a terceira das 10 candidaturas aprovadas para inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco em 2007: o Arquivo Machado de Assis.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e faleceu, também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Ele foi um contista, crítico teatral, cronista, funcionário público de carreira, jornalista, poeta, romancista, e teatrólogo, além de ter sido sócio fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, onde detinha a Cadeira n.º 23.

O Arquivo Machado de Assis possui 750 documentos textuais e 13 fotografias, incluindo os originais manuscritos únicos e insubstituíveis das obras Memorial de Ayres e Esaú e Jacob, crônicas publicadas no periódico A Semana, contratos com os editores para publicação de suas obras, correspondências com Joaquim Nabuco, Olavo Bilac, Graça Aranha, Lúcio de Mendonça, Rui Barbosa, Eça de Queiroz etc.

memoria 1.1

Manuscrito do Memorial de Ayres

Os documentos foram produzidos ou acumulados entre 1838-1908 e permitem estudar a trajetória pessoal e literária de Joaquim Maria Machado de Assis. Ele foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época (tendo vivenciado o segundo Império, a Abolição da escravidão e a passagem para a República), mas sua genialidade destaca-se no retrato das condições humanas, em um estilo de fina ironia, que passa pelo romantismo e introduz o realismo literário no Brasil.

memoria 1.2
Manuscrito Esaú e Jacob

O Arquivo Machado de Assis é custodiado pela Academia Brasileira de Letras e está acessível para consulta: http://www.academia.org.br/acervos
Conheça mais sobre as ações no Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco no site:http://mow.arquivonacional.gov.br/ 

 

Por: Equipe de Educação do Arquivo Nacional

-

Publicado pela
Ascom em 27/07/2017

 

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página