Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra: Acervos Digitais novos modelos de disseminação, acesso e uso"
Início do conteúdo da página

Palestra: Acervos Digitais novos modelos de disseminação, acesso e uso"

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h50 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 13h50

, de Aquiles Brayner

Ao vivo pelo facebook

- Dia 31/07, 13h às 15h, no auditório principal do Arquivo Nacional.

A apresentação tratará das metodologias emergentes na área de Curadoria Digital aplicadas a acervos digitalizados do século XIX, tendo como foco os processos de criação, disseminação, acesso e reuso destes conteúdos. A atuação prática em Curadoria Digital será exemplificada pelo projeto de criação do acervo iconográfico digital afro-brasileiro da BN, seguindo então as diretrizes de publicação e reuso de imagens de instituições de memória cultural em plataformas abertas tais como Flickr e Wikimedia Commons, com o objetivo de disseminar coleções digitalizadas e fomentar a participação pública na descrição, interação e reapropriação dos conteúdos eletrônicos disponibilizados pelas instituições de memória cultural possibilitando, desta forma, novas leituras destes conteúdos por diversas linhas de pesquisadores e diferentes grupos de usuários. A palestra descreverá também a importância de atividades decrowdsourcing na formação de novos acervos, taxonomias e propostas de pesquisas em acervos digitais.

Biografia: Aquiles Alencar Brayner é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) e em estudos latino-americanos pela Rijks Universiteit Leiden (Holanda). É mestre em literatura latino-americana pela Rijks Universiteit, mestre em Ciências da Informação pela Universidade da Cidade de Londres e doutor em Literatura Brasileira pelo King’s College, da Universidade de Londres. Trabalha desde 2006 na British Library como Curador Digital, onde tem participado de vários programas e atividades relacionadas a serviços e coleções digitais na BL, incluindo projetos de digitalização, criação e controle de metadados, formação de bibliotecários e pesquisadores na utilização de conteúdos digitais, e concepção e desenvolvimento de plataformas interoperáveis para disseminação e agregação de acervos eletrônicos entre bibliotecas mo Reino Unido e no exterior. Atualmente faz parte do programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

Serviço:
Data: 31/julho de 2017
Horário: 13h às 15h
Local: Auditório Principal
Enderêço: Praça da República, 173 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada Franca - Emissão de Certificados

Por: Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental (COACE)


Publicado por Ascom
26/julho

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página