Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica
Início do conteúdo da página

Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 12h07 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 12h07

Candidatos selecionados para a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica 2017

André Santos da Conceição
Camilla Rodrigues Lima
Creuza Maria Salviano Gravina
Diego Quinderé de Carvalho
Fabiana Melo Sousa
Fernanda Cavalcanti de Mello
Geraldo Pereira
Juliana de Almeida e Albuquerque Ludolf
Jully Baltar Suarez
Leonardo Cesar Alves Moreira
Luciana Fernandes Dias
Luiz Guilherme Assis da Silva
Maria Cristina Miranda da Silva
Maria Eugenia Duarte Cunha Freitas
Monica Rodrigues Klemz
Stefano Pichiori Moloni
Tetsuya Maruyama
Vítor dos Santos Ferreira

Primeira atividade realizada no âmbito do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo em 2017, a Oficina Lanterna Mágica nasceu da percepção da importância de incentivar a utilização de imagens de arquivo como fonte de inspiração artística e conhecimento científico. A partir de uma seleção de filmes sob a guarda do Arquivo Nacional, os alunos participam de discussões teóricas e experimentações práticas para produzir uma obra final elaborada e realizada em pequenos grupos.

foto lanterna magica 2016

Mantendo a fórmula de sucesso das edições anteriores, Lanterna Mágica convidou o documentarista e ensaísta Joel Pizzini para ministrar a atividade. Pizzini, que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2015 com o curta “Mar de fogo”, assina roteiros e produção de filmes para cinema e TV. Entre outras obras, dirigiu “Olho nu” (2012), documentário sobre o cantor Ney Matogrosso, “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” (2012), “Anabazys” (2009) e “500 Almas” (2003), Premiado no Festival do Rio, Mar del Plata, Huelva, Brasília e no É Tudo Verdade, também concorreu nos festivais de Veneza e Locarno. Em 2017, seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Elogio da Sombra”, foi selecionado para a mostra competitiva do Oberhausen Film Festival, na Alemanha. Além do reconhecimento nacional e internacional de suas obras, Pizzini tem extensa experiência na condução de oficinas e cursos voltados para a criação cinematográfica e a videoarte.

Programada em duas fases distintas, Lanterna Mágica acontece entre 24 de julho e 04 de agosto de 2017, com aulas de 2ª a 6ª feira, das 10 às 13h, no Arquivo Nacional e entre 14 de agosto e 10 de outubro de 2017, quando os alunos terão à disposição os serviços de ilha de edição para a finalização dos curtas-metragens.

Os curtas realizados durante a Oficina concorrerão entre si nas categorias de melhor filme e júri popular, inseridos na grade de programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, previsto para o período entre 6 a 15 de novembro. A obra premiada na categoria de melhor filme da Mostra Oficina Lanterna Mágica será contemplada com até dez minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional.

Arquivo Nacional
Praça da República, nº 173 - Centro - Rio de Janeiro

Mais informações sobre Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, acesse:
http://arquivoemcartaz.com.br/
https://www.facebook.com/arquivoemcartaz/
http://www.arquivonacional.gov.br/
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil

 

Ascom

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página