Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Documentos do AN voltam para casa
Início do conteúdo da página

Documentos do AN voltam para casa

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h27 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h27

Originais fizeram parte da exposição "Brasilis a Brasilia"

Os documentos originais do Arquivo Nacional (AN) que fizeram parte da exposição “Brasilis a Brasilia: uma história contada pelos documentos de arquivo” começaram a voltar para casa.
Acompanhados de Gisele Vezu Doreste, da Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República, a primeira parte dessa documentação, que conta com 21 originais, saíram de Brasília, em avião da FAB, com escolta da aeronáutica, às 11h30, chegando à Base Aérea do Galeão, às 13h. O restante da documentação está sendo embalada, em Brasília, para seu retorno à sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

documentos brasilia brasilis2JPG a

A mostra fez parte das comemorações dos 30 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e aconteceu no Palácio do Planalto, entre os dias 10 a 31 de maio.
O AN enviou 34 documentos, como: Lei Áurea; Juramento de D. Pedro I à Constituição de 1824; Constituição de 1824; Livro do 1º Registro de Notas do Rio de janeiro, de 1594, com as primeiras sesmarias da cidade; Cláusulas do Tratado de Madri; Partitura do Guarany, de Carlos Gomes; Autos da Devassa da Conjuração Mineira; Lei do Ventre Livre; Lista de passageiros do Kasato Maru (1908); Passaporte de Santos Dumont; e outros.

documentos brasilia brasilis 1 b

Ascom

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página