Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cartografia

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h17 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h17

Mapa mais antigo do setor de cartografia do AN mostra o Reino de Portugal

O setor de cartografia do Arquivo Nacional (AN) possui mais de 44 mil títulos, entre mapas, plantas e cartas náuticas, que mostram as características geográficas de diversas regiões do mundo e do território brasileiro, compreendidos entre os séculos XVIII ao XX.

mapa cartografia materia 2

O mapa mais antigo de toda essa documentação, “Reino de Portugal”, é de responsabilidade de Pierre Du Val (1619-1683), geógrafo do rei da França a partir de 1650, que retrata o reino então governado por d. Pedro II. Vivendo uma grande crise econômica, pressionado pelas disputas continentais entre Inglaterra, França e Espanha e com sua presença no Oriente ameaçada, a Metrópole exibe suas possessões ultramarinas, incluindo o litoral da América no Brasil. A fronteira com a Espanha foi objeto de disputa nos conflitos que eclodiriam no século XVIII entre os dois Estados.

O mapa possui duas legendas: uma com os territórios sob o domínio da Coroa Portuguesa na América do Sul, África, ilhas Oceânicas e Ásia e, outra, onde podemos ver as toponímias com todos os aglomerados urbanos de expressão. O tamanho do desenho de cada povoação demonstra a importância política e econômica do lugar. Também são mostrados os lugares onde havia campos de batalha. Além disso, duas escalas gráficas são apresentadas: uma de légua espanhola e outra de légua francesa. No canto superior esquerdo, vemos o Brasão do Reino de Portugal, num cartucho muito bem trabalhado, com duas cornucópias, além da imagem do Rei e a figura de um rosto simbolizando as “terras dominadas além do oceano”.

A imagem faz parte da exposição virtual do AN, O mundo Luso-Brasileiro – Expansão marítima portuguesa: http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br/pt-br/exposicoes/73-o-mundo-luso-brasileiro/367-expansao-maritima-portuguesa .

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página