Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visitantes ilustres
Início do conteúdo da página

Visitantes ilustres

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h13 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h16

Visitantes ilustres resolvem fazer morada no Arquivo Nacional

O início do inverno transformou o pátio interno do Arquivo Nacional na residência temporária de uma família de pássaros da espécie Fluvicola nengeta, também conhecidos como lavadeira-mascarada, lavadeira, noivinha, viuvinha (Zona da Mata Mineira), maria-branca, maria-lencinho e senhorinha.

ninho 1.JPG

Sempre atentos, nossos antigos frequentadores escolheram a folha de uma pequena palmeira, localizada quase na descida da escadaria, para construir sua residência. Vistas costumeiramente voando e ciscando a grama em busca de alimentos, as aves surpreenderam a todos com seu canto e o alvoroço que criam quando servidores e frequentadores se aproximam da palmeira. Hoje cedo, após as chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias, percebeu-se uma movimentação anormal ao redor da árvore com voos constantes do casal indo e vindo do ninho. O motivo ficou claro com os ruídos que vinham de lá. A família cresceu! Agora o casal tem dois filhotinhos para cuidar. É a natureza mostrando sua força!

ninho 2.JPG

A Fluvicola nengeta é uma ave passeriforme sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. Em alguns lugares no Nordeste também é conhecida pelo nome de Lavadeira-de-Deus. Seu nome científico significa: do (latim) fluvius, fluvii = rio; e do (tupy) nheengetá = pássaro sussurrando. ⇒ Pássaro ribeirinho que sussurra.

Considerados de porte pequeno, medem entre 14,5 e 15 centímetros de comprimento. Sua coloração é principalmente branca contrastando com uma estreita faixa transocular preta que termina em uma leve curvatura para baixo logo após a região auricular. A testa, coroa e nuca são brancas. O manto apresenta coloração clara levemente castanho-acinzentado. As asas apresentam coloração escura, com tons castanho-acinzentado mais escuros que o manto. O uropígio e as penas supracaudais são brancas. A cauda é preta e apresenta as porção distal com manchas brancas. A garganta, peito, ventre, crisso e infracaudais são brancos. O bico é curto fino e preto. Tarsos e pés são pretos. A íris também é preta. Os jovens da espécie são similares aos adultos e apresentam uma leve comissura labial de coloração amarelo pálido.

(fonte: http://www.wikiaves.com/lavadeira-mascarada)

 

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página