Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional e SerCidadão
Início do conteúdo da página
Parceria Nacional

Arquivo Nacional e SerCidadão

Escrito por ASCOM | Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 13h53 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 14h38

AN e SerCidadão consolidam parceria de onze anos na capacitação de jovens

Desde 2006, o Arquivo Nacional (AN) apoia a ONG SerCidadão na capacitação de jovens de 16 a 24 anos.

Atualmente, uma turma está concluindo o curso de auxiliar administrativo e outro grupo frequenta o pré-vestibular social, com 30 alunos em cada turma.

Allana Débora Rozendo, 18 anos, é aluna do pré-vestibular e quer cursar Comunicação Social. "Além das matérias, também fazemos um trabalho de autoconhecimento e orientação vocacional, para que a gente descubra o que quer fazer e como vai ser a vida na universidade", conta Allana.

O pré-vestibular tem uma taxa de aprovação de cerca de 45% em universidades públicas e na PUC, onde são oferecidas bolsas para alguns cursos.

O AN oferece os espaços e a estrutura necessária para as aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira. Além disso, a instituição promove oficinas de reciclagem de papel, papel marmorizado e encadernação, ministradas por servidores da coordenação de Preservação do Acervo. Os jovens também têm a oportunidade de participar de visitas guiadas e conhecer melhor o Arquivo Nacional.

O curso de auxiliar administrativo dura cinco meses e prepara jovens para o mercado de trabalho. Os alunos são encaminhados para oportunidades de emprego, principalmente por meio do programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho. Para se inscrever, os interessados devem ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo. "O curso tem foco na iniciação profissional e na geração de empreendedores", explica Francisco Jorge, coordenador da SerCidadão.

 Estão abertas até o dia 14 de julho as inscrições para a nova turma de auxiliar administrativo. Os interessados em participar podem se inscrever na página da SerCidadão (https://www.sercidadao.org.br/projetos) ou no Arquivo Nacional (bloco F - subsolo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ascom
julho/2017

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página