Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Cartaz 2017 - Oficina de Criação Lanterna Mágica
Início do conteúdo da página

Arquivo em Cartaz 2017 - Oficina de Criação Lanterna Mágica

Escrito por ASCOM | Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 14h27 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica. Realizada desde 2015, a oficina tem por objetivo oferecer o conhecimento e as ferramentas básicas para a experimentação cinematográfica.

A atividade é gratuita e poderão ser inscritos candidatos com mais de 18 anos. Os interessados têm até o dia 05 de julho para efetuar a inscrição e concorrer a uma das 18 vagas oferecidas.

Os curtas realizados durante a Oficina concorrerão entre si nas categorias de melhor filme e júri popular, inseridos na grade de programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, previsto para o período entre 6 a 15 de novembro. A obra premiada na categoria de melhor filme da Mostra Oficina Lanterna Mágica será contemplada com até dez minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional.

A partir da apresentação de um breve painel de autores e obras do chamado cinema ensaístico e da análise de uma coleção de filmes de arquivo especialmente selecionada para a atividade, os participantes são incentivados a explorar todo o potencial do material através de exercícios de apropriação e ressignificação de sons e imagens na confecção de ensaios em curta-metragem.

Mantendo a fórmula de sucesso das edições anteriores, Lanterna Mágica convidou o documentarista e ensaísta Joel Pizzini para ministrar a atividade. Pizzini, que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2015 com o curta “Mar de fogo”, assina roteiros e produção de filmes para cinema e TV. Entre outras obras, dirigiu “Olho nu” (2012), documentário sobre o cantor Ney Matogrosso, “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” (2012), “Anabazys” (2009) e “500 Almas” (2003), Premiado no Festival do Rio, Mar del Plata, Huelva, Brasília e no É Tudo Verdade, também concorreu nos festivais de Veneza e Locarno. Em 2017, seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Elogio da Sombra”, foi selecionado para a mostra competitiva do Oberhausen Film Festival, na Alemanha. Além do reconhecimento nacional e internacional de suas obras, Pizzini tem extensa experiência na condução de oficinas e cursos voltados para a criação cinematográfica e a videoarte.

A atividade ocorrerá em duas fases distintas, a primeira (Lanterna Mágica) acontece entre 24 de julho e 04 de agosto de 2017, com aulas de 2ª a 6ª feira, das 10 às 13h, e a segunda entre 14 de agosto e 10 de outubro de 2017, quando os alunos terão à disposição os serviços de ilha de edição para a finalização dos curtas-metragens.

Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Arquivo em Cartaz surgiu vocacionado para divulgar e incentivar a realização de filmes com imagem de arquivo e para debater e refletir a preservação de acervos cinematográficos.

Os filmes propriamente ditos e seus documentos relacionados, como roteiros, críticas, memórias, fotos e cartazes, ganham destaque em diferentes iniciativas. Não se trata do lançamento de mais um evento de cinema, mas de um espaço permanente de exibição, debate, formação e capacitação.

Arquivo em Cartaz incentiva a pesquisa, o uso e a criação. Disponibiliza parte do acervo de imagens em movimento do Arquivo Nacional para que novas produções possam ser realizadas durante a Oficina de Criação Lanterna Mágica.

Buscando valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo, entra em cena a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz. Aberta a todos os gêneros, do documentário à ficção, passando pelo cinema experimental, a mostra quer ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes.

Conheça o regulamento e acesse o formulário de inscrição:
http://cinemasemfronteiras.com.br/site/inscricoes.php

A lista de selecionados será divulgada no dia 7 de julho pelos seguintes canais de informação:
http://arquivoemcartaz.com.br/
http://www.arquivonacional.gov.br/
https://www.facebook.com/arquivoemcartaz/

-

Ascom
junho/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página