Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Com a Palavra, o Usuário”
Início do conteúdo da página

“Com a Palavra, o Usuário”

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 13h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

I Semana Nacional de Arquivos

Aconteceu hoje pela manhã, no Arquivo Nacional (AN), a apresentação da edição especial do “Com a Palavra, o Usuário”, evento periódico que vem ocorrendo há três meses na instituição e, tem como objetivo estabelecer um diálogo com o usuário que vem consultar o acervo e os técnicos que trabalham no setor, buscando melhorar as formas de recuperação da informação. Para a I Semana Nacional de Arquivos foi dada a palavra para dois usuários de origens diferentes, um para falar da pesquisa externa e outro da interna, sendo mediados pela técnica do AN, Carmen Moreno.

com a palavra o usuario
Padre Marcos Roberto Almeida dos Santos, doutorando em História Eclesiástica da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma vem trabalhando há um ano com o acervo da Coleção Eclesiástica do Arquivo Nacional, formada com documentos do Ministério do Império, tendo inclusive, digitalizado este material. “Pesquiso aqui no AN um códice de 1910 – um decreto do governo provisório que separa a Igreja do Estado, datado de 7 de janeiro de 1890. Ele me deu acesso a documentos que indicam motivos de conflitos, instabilidade e dificuldades entre a Igreja e o Estado, nos últimos 35 anos que antecederam a separação entre os dois. Quando cai a monarquia e chega a republica, a Igreja se sente despreparada diante de vários conflitos e intempéries pela qual estava passando nas últimas décadas, sentindo-se instável com uma separação indesejada.

Encontrei no AN, lendo essas fichas da sessão eclesiástica, uma variedade de documentos que indicam essa situação; durante o reinado de D. Pedro II, 1855 a 1889, existiram diversos conflitos entre a Igreja e o Estado, em especial com os 12 Bispos da época. A instituição possui documentos riquíssimos que auxiliam na sustentação da minha tese, me ajudam a afirmar o que preciso”, afirmou.

Viviane Gouveia, mestre em Ciência Política e pesquisadora do AN – trabalha na equipe da instituição com pesquisa pré-difusão – mostrou como lidar com as dificuldades existentes nos instrumentos de pesquisas online disponíveis no AN. “Trabalho há 10 anos nesse sistema e aprendi a lidar com suas instabilidades. Fazer pesquisa interna de acervo não é muito diferente daquela realizada pelo usuário externo”, declarou.

Ascom
06/junho/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página