Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Semana nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

I Semana nacional de Arquivos

Escrito por ASCOM | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 13h26 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

Lançamento da Revista Acervo

Dando início à 1ª Semana Nacional de Arquivos, foi lançada hoje pela manhã, no Arquivo Nacional, a Revista Acervo - dossiê Família, com palestras dos autores da publicação e mediação de Inez Stampa (Arquivo Nacional). Os palestrantes falaram sobre os seus artigos, enfatizando o significado do dossiê família. Mariana Muaze (UNIRIO) disse estar feliz com o resultado do trabalho, iniciado em 2015: “reunimos autores significativos no campo dos estudos da historia de família, além de novos pesquisadores.

A revista tem caráter disciplinar com textos de histórias, psicologia, serviço social, e antropologia”. Ana Maria Mauad (UFF) enfatizou que “o trabalho é resultado de uma pesquisa em lançamento, mas ao mesmo tempo remete a uma reflexão sobre a forma de escrever história com imagem. Trás ao leitor estratégias metodológicas, possibilitando refletir sobre a importância e entrada do documento visual nos trabalhos de pesquisa histórica em perspectiva temporal”. Já Ana Silvia Volpi (Unicamp) relatou que: “O texto foi pensado de forma a aproveitar uma grande base de dados que temos a partir de assentos paroquiais da freguesia da Madre de Deus de Porto Alegre, que dá origem a cidade de Porto Alegre. Escolhemos os portugueses por serem mais fáceis de identificar.

Aproveitamos uma informação importante para trabalhar com um conjunto especifico desses portugueses, que são os comerciantes que viviam no Rio Grande de São Pedro, na virada do século XVIII/ XIX”. Ricardo Salles (UNIRIO) finalizou as palestras falando sobre os dois conceitos chaves que utilizou para escrever seu artigo, junto com Mariana Muaze: “utilizamos o conceito do império agrário e o de comunidade de Plantation. No primeiro, mostramos a história da Fazenda Guaribú, um caso bastante interessante de uma fazenda no município de Vassouras, que acompanhamos por três gerações seguidas ao longo do século XIX. Pegamos o período de 1841 a 1885, com diversas possibilidades de acessar os dados sobre os escravos dessa família. Também mostramos a comunidades de Plantation, ambiente em torno da senzala, onde habitavam famílias de escravos ou escravos do mesmo sexo, lutando contra o regime de escravidão”.

foto lançamento acervo

Sítio da Revista Acervo
Facebook Revista Acervo

Confira a programação completa da 1ª Semana Nacional de Arquivos.

Visite também nosso Facebook

-

Ascom
06/junho

registrado em:
Fim do conteúdo da página