Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Brasilis a Brasília"
Início do conteúdo da página

"Brasilis a Brasília"

Escrito por ASCOM | Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 15h11 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

AN restaura documentos do Arquivo DF para mostra

Exposição Brasília editadaA equipe da Coordenação Regional do Arquivo Nacional do Distrito Federal (COREG) está realizando um trabalho de restauração em alguns documentos para a exposição “Brasilis a Brasília: uma história contada pelos documentos de arquivo”. O assunto despertou interesse da grande mídia. Equipes de TV estiveram na COREG registrando o trabalho de restauro e entrevistando o curador da exposição e diretor de documentação histórica da Presidência da República, Antônio Lessa.

A documentação faz parte do acervo do Arquivo Público do Distrito Federal e, dentre eles, está o Projeto para o Plano Piloto nº 22, do arquiteto e urbanista Lucio Costa, datado de março de 1957; a planta da capela do Palácio da Alvorada, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e as cadernetas da Missão Cruls, que descrevem o primeiro mapa do Distrito Federal, datado de 1894.

Parte das comemorações dos 30 anos de reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mostra terá documentos do Arquivo Nacional, da Biblioteca do Palácio do Planalto e do Arquivo Público do Distrito Federal. Ao todo, serão 50 registros textuais e fotográficos.


A exposição acontecerá no Palácio do Planalto, entre os dias 10 a 31 de maio, e mostrará as transformações ocorridas no país, desde o início do Brasil Colônia até a construção da nova Capital Federal, sendo dividida em três eixos prioritários: “Formação da Nação”, “Em busca da Liberdade” e “Brasil Moderno”.

A exposição é inédita, com entrada gratuita, mas é necessário agendamento prévio pelo site do Palácio do Planalto.

Saiba mais: http://arquivonacional.gov.br/index.php/banner-principal/465-exposicao-brasilis-a-brasilia.html

-

Ascom
08/maio/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página