Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi o Arquivo Faz Escola sobre Intolerância Religiosa
Início do conteúdo da página

Confira como foi o Arquivo Faz Escola sobre Intolerância Religiosa

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 13h16 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 13h16

 

Nesta terça-feira, 21 de maio, foi realizada, no Arquivo Nacional (AN), mais uma edição do projeto Arquivo Faz Escola, que teve como tema “Intolerância religiosa”.  Durante o evento foi exibido o filme “Intolerâncias de fé” (2016), de Alexandre B. Borges, Taís Capelini e Fernando de Sousa.
 
A sessão contou com a participação dos alunos da Ong SerCidadão; da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e das Escolas Municipais Ceará, Leônidas Sobrinho Porto e Rosa da Fonseca. Após o filme, o grupo participou de uma roda de conversa com Nilce Naira Nascimento (Renafro) e Sandy Jesus, Geógrafa (SME-RJ).
 
Nilce destacou a importância do respeito e conhecimento das religiões africanas: “todo terreiro tem ações sociais, mas muitas pessoas não sabem. Temos cursos, debates, ajudamos mulheres que sofrem violência doméstica, além de várias ações sociais voltados para a população de baixa renda”.

Sandy falou sobre a violência sofrida por alunos nas escolas: “a intolerância religiosa me dói muito. Com muita tristeza, já vi episódios, não só na minha escola quanto em outras, de uma reprodução de racismo e intolerância com outras religiões. A escola tem que ser um lugar para semear o respeito. Precisamos muito debater com os alunos sobre isso, buscando contribuir, da melhor forma possível, na formação desses jovens para que não reproduzam coisas ruins”.  

Em razão do sucesso desta edição, será realizada uma sessão extra do "Arquivo Faz Escola - Intolerância religiosa" no dia 28 de maio, às 14:00 horas.

 

Arquivo Faz Escola maio 1

 

Arquivo Faz Escola maio 2

 

Arquivo Faz Escola maio 3

 

Arquivo Faz Escola maio 4 
Fonte: Texto e fotos Equipe de Educação em Arquivos – EDARQ/ COPED/COACE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página