Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Brasil Republicano: A liberdade de expressão no Brasil
Início do conteúdo da página

Série Brasil Republicano: A liberdade de expressão no Brasil

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 15h29 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 17h36

O site “Que República é essa?”, que faz parte do portal do Arquivo Nacional, apresenta textos e imagens sobre o Brasil Republicano sempre a partir de um tema específico, redigido por um(a) pesquisador(a) convidado(a) ou integrante da equipe do Arquivo Nacional. O conteúdo enfatiza aspectos menos debatidos ou eventos pouco difundidos deste período da história brasileira. Com o objetivo de discutir temas que até hoje reverberam na sociedade brasileira contemporânea, a página possui uma seção principal e outras cinco específicas. Para contribuir com a divulgação deste trabalho foi criada a "Série Brasil Republicano", com base no material produzido para a plataforma.

O destaque desta semana é o tema "Censura no Brasil."

constituição brasileira de 1988 consagrou a liberdade de pensamento e expressão, em especial em seus artigos 5 e 220. A redação do texto protege de forma ampla a produção artística, as manifestações culturais, a difusão de informação e o acesso a esta – observando-se os dispositivos de proteção à privacidade e dignidade, e os direitos de autoria e imagem. Entretanto, a constituição de 1988 foi a sétima da história brasileira, e a única a explicitar a proteção à liberdade de expressão e de pensamento com tamanha amplitude. Ao longo de mais de 150 anos, a postura do poder constituído frente às ideias dissonantes que emergiam da sociedade variou de uma repressão ferrenha à relativa liberalização, por vezes centrando fogo nas questões políticas, outras posicionando-se em defesa de uma suposta moral da família brasileira. 
 
Leia o texto completo aqui.
registrado em:
Fim do conteúdo da página