Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural da Ser Cidadão no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Aula inaugural da Ser Cidadão no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 16h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Mai de 2019, 16h56
Os alunos da Associação Ser Cidadão participaram nesta quinta-feira, 02 de maio, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, da aula inaugural do curso de auxiliar de administração e arquivo, uma parceria da ONG com o órgão.
 
O curso atende estudantes da rede pública, a partir do 1° ano do ensino médio, com idade entre 14 e 24 anos, que desejam adquirir qualificação para inserção no mercado de trabalho. O objetivo é capacitar o aluno para auxiliar nas tarefas de organização, conservação, digitalização e guarda de documentos de arquivos, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho como aprendizes ou profissionais contratados com carteira assinada, na área de arquivos.
 
A aula foi ministrada por Aluf Elias, Coordenadora-Geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo, que falou sobre as mudanças que a instituição já passou ao longo dos seus 181 anos; dos formatos dos documentos que estão sob a guarda da instituição; da Lei de Acesso à Informação; da importância dos arquivos permanentes; além dos desafios da guarda dos documentos digitais.
 
Nas palavras de Aluf Elias: “esse é o grande desafio atual. Como garantir a preservação do documento digital? A tecnologia desse tipo de documentação evolui muito rápido. Em pouco tempo, o que é atual fica obsoleto. Faz parte do Arquivo Nacional pensar em tecnologias e formas para assegurarmos a guarda e a preservação desses documentos, para que as pessoas possam ter acesso a eles ao longo do tempo”.
 
 
 
Aula inaugural Admin em Arquivos Ser Cidadão 1
 
Aula inaugural Admin em Arquivos Ser Cidadão 3
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página