Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reunião sobre parceria entre Arquivo Nacional e Instituto Moreira Salles
Início do conteúdo da página

Reunião sobre parceria entre Arquivo Nacional e Instituto Moreira Salles

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 09h55 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 09h56

Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, a diretora do Arquivo Nacional – AN, Neide De Sordi, recebeu o superintendente executivo do Instituto Moreira Salles – IMS, Flávio Pinheiro, e a pesquisadora do IMS, Ileana Pradilla Ceron. Na reunião estiveram presentes também o servidor Mauro Lerner Markowski, assistente técnico da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo, e o coordenador-geral de Acesso e Difusão Documental, Marcos André de Carvalho.

 O encontro teve como objetivo discutir a continuidade da parceria entre o AN e o IMS. Até o presente, a parceria permitiu a digitalização de documentos do fundo Família Ferrez (FF) que estão sob guarda do Arquivo Nacional. Tal parceria, em conjunto com outras instituições, deu origem ao projeto Brasiliana Fotográfica, que é um espaço para dar visibilidade, fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos deste gênero documental, abordando-os enquanto fonte primária, mas também enquanto patrimônio digital a ser preservado, além de uma exposição e um livro.

A continuidade do acordo de cooperação entre o AN e o IMS se dará com um projeto relacionado ao acervo fotográfico do fundo Correio da Manhã (PH), jornal diário, editado na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1901 a 1974 e que atualmente é um dos acervos mais procurados pelos pesquisadores no Arquivo Nacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página