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Série publicações do CONARQ - Guia resumido de como criar um Arquivo Público Municipal

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 16h44 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h36

O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As publicações do Conarq são consideradas referência para a arquivologia em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina.

O Conarq é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. Por intermédio de suas Câmaras Técnicas e Setoriais, e Comissões Especiais, o Conarq promove e desenvolve importantes ações técnico-científicas, como seminários, oficinas, workshops e cursos. Saiba mais, clicando aqui.

Dentre os diversos documentos técnicos de seu site, destacamos esta semana a publicação Guia resumido de como criar um Arquivo Público Municipal - Transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania

Este guia tem por finalidade facilitar o entendimento necessário para a criação de um arquivo público municipal, incluindo um passo a passo simplificado com as principais etapas a serem percorridas pelo gestor público municipal para a criação do arquivo público de sua cidade. O CONARQ disponibiliza em seu sítio a cartilha Criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais: transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania, publicação que traz informações mais detalhadas sobre como criar um arquivo público municipal.

 

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