Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Carnaval e cinema no acervo do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Carnaval e cinema no acervo do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 05 de Março de 2019, 11h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h26

O Arquivo Nacional também guarda documentos sobre a principal festa popular do Brasil: o carnava! Na imagem abaixo, em cena dentro de um ônibus, Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leão observam o performático Hugo Carvana durante a filmagem de “Quando o Carnaval Chegar”, dirigido por Cacá Diegues em 1972.

"Quando o carnaval chegar" é um filme musical com roteiro de Cacá Diegues, Hugo Carvana e Chico Buarque que conta a história de Lourival (Hugo Carvana), empresário de um grupo mambembe de cantores que viaja pelo país num antigo ônibus apelidado de "Sheila". Com a proximidade do Carnaval, Lourival consegue um contrato para o grupo e também Cuíca (Antônio Pitanga), seu motorista, se apresentarem no evento "A festa do rei". Uma série de desavenças e discussões internas, no entanto, colocam em risco o cumprimento do contrato para desespero de Lourival, já que o contratante é um chefão do crime organizado.

Utilize o Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN, disponível aqui, para pesquisar o acervo da instituição.

Imagem: Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_03916_842. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página