Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aprenda a usar o SIAN com os tutoriais do Arquivo Nacional no YouTube
Início do conteúdo da página

Aprenda a usar o SIAN com os tutoriais do Arquivo Nacional no YouTube

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 18h45 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 10h29

O Arquivo Nacional possui, em seu canal no Youtube, uma playlist de tutoriais na qual a instituição disponibiliza uma série de vídeos orientando os usuários a percorrerem as etapas do principal meio de acesso às informações relacionadas ao acervo custodiado pela instituição, o Sistema de Informações - SIAN. 

Dentre os vídeos desta playlist, há o tutorial para pesquisar discursos da Agência Nacional no SIAN. O objetivo da criação desta agência de notícias nacional era, justamente, divulgar os atos da administração federal e as notícias de interesse público, além de distribuir a publicidade dos órgãos governamentais no governo Vargas. Clique aqui para assistir ao Tutorial.

Um dos fundos mais acessados, Hospedaria da Ilha das Flores, também possui um passo a passo orientando ao usuário como acessar no sistema de Informações. Nesta hospedaria, ficavam os imigrantes assim que chegavam ao Rio de Janeiro oriundos dos mais diversos movimentos migratórios no Brasil. Veja aqui o vídeo.

Há também um tutorial para pesquisar sobre o Fundo Objeto Voador Não Identificado – OVNI disponível aqui. Este acervo é produzido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil e está sob a guarda do Arquivo Nacional. Ele é composto de 743 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito de objetos que foram vistos nos céus brasileiros ao longo dos anos.

Os vídeos também orientam as pesquisas mais avançadas no SIAN para que o usuário busque, por exemplo, Registros de Casamento e como localizar as cópias digitais dos documentos do Serviço Nacional de Informações – SNI, que teve sua criação em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e exterior.

Para acessar todos os vídeos, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página