Sítios eletrônicos para pesquisa

1 sitios eletrônicos de pesquisa

Como forma de facilitar e agilizar consultas, o Arquivo Nacional disponibiliza sítios eletrônicos que complementam o atendimento e auxiliam os usuários em suas pesquisas:

Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira - Mapa

O programa MAPA tem como atribuições a reunião e a sistematização de informações referentes à história da administração pública do Brasil desde o período colonial, retratando a dinâmica administrativa e suas constantes transformações e fornecendo o registro rigoroso e padronizado da legislação sobre o tema em diversos momentos da história nacional.
O trabalho do Mapa busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para isso, o grupo mantém o sítio eletrônico, além de produzir livros, publicações virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line.

O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira

O sítio oferece aos pesquisadores e a todos os interessados um instrumento para conhecer, de modo aprofundado, o acervo do Arquivo Nacional referente à História Luso-Brasileira, entre os séculos XVI e as primeiras décadas do XIX. Voltado principalmente à pesquisa acadêmica e às atividades em sala de aula, esse sítio é parte de um amplo programa que há mais de uma década promove exposições, livros, seminários, entre outros produtos.

Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República

Sítio eletrônico dedicado ao Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República – CIAPR. O CIAPR é um sistema de informação capaz de fornecer ao cidadão, de maneira uniforme e sistemática, a possibilidade de localizar e ter acesso aos acervos documentais dos presidentes da República, de natureza arquivística, bibliográfica e museológica. O centro de informação abrange documentos produzidos e acumulados antes, durante e depois do mandato presidencial e custodiados por instituições públicas, entidades privadas, particulares ou pelo próprio titular.

Roteiro de Fontes do Arquivo Nacional para a História Luso-Brasileira

Base de dados que abrange um universo de três mil e quinhentos conjuntos documentais referentes à história luso-brasileira entre os séculos XVI e XIX. A totalidade do acervo relativo ao período foi indexada por temas, lugares e nomes de instituições ou indivíduos, procurando respeitar a especificidade da documentação arquivística. As pesquisas incluem, ainda, o fundo (proveniência), o conjunto documental e o título do instrumento de pesquisa relativo a este conjunto. O campo destinado às observações indica a existência de documentos em língua estrangeira, e outras informações complementares. Desta forma, o pesquisador poderá estabelecer, a partir de seu interesse, o conjunto de fontes a ser consultado.

Retratos Modernos

Versão virtual da publicação Retratos Modernos, lançada pelo Arquivo Nacional em 2005. A obra apresenta a produção original dos fotógrafos e estúdios brasileiros e estrangeiros que marcaram a introdução e divulgação da fotografia em nosso país. As imagens exibem membros da classe senhorial, escravos ou libertos e anônimos que se fizeram retratar em ateliês, transitando entre o álbum de família e o apelo da curiosidade pelos trópicos. Vistas ou paisagens do Rio de Janeiro e de algumas outras cidades também vieram a compor um gênero, em séries ou álbuns, que constituíram uma memória dos espaços públicos brasileiros. As imagens são também um testemunho da modernização, da industrialização e da expansão dos centros urbanos da segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX.

COACE / Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental

--

 

Ascom
0utubro 2016

Tags: Sítios Eletrônicos de Pesquisa