História Luso-Brasileira

Luso
 
 
 
O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira oferece aos pesquisadores e a todos os interessados, um instrumento para conhecer, de modo aprofundado, o acervo da Instituição entre os séculos XVI e as primeiras décadas do XIX. Em suas seções apresenta temas como Casa Real, escravidão na Marinha, Companhia de Jesus, festas coloniais, Questão Cisplatina, bibliotecas, limites e fronteiras, explorados em textos analíticos, transcrições, verbetes e bibliografia.
Voltado principalmente à pesquisa acadêmica e às atividades em sala de aula, esse sítio é parte de um amplo programa que há mais de uma década, promove exposições, livros, seminários, entre outros produtos.
Essas iniciativas vinculam-se às diretrizes da Comissão Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (Coluso) e conta com o patrocínio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) por meio de convênio com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
A versão que inauguramos visa dar maior agilidade de acesso, aproximando ainda mais os usuários desse universo extenso e diversificado conservado pelo Arquivo Nacional.
 

Tags: História Luso-brasileira