MAPA

Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira

Criado inicialmente como um projeto, em 1981, o atual programa permanente de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (Mapa) tem como principal objetivo atender à necessidade das áreas técnicas do Arquivo Nacional no processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.

Suas atribuições envolvem a reunião e a sistematização de informações relativas a história da administração pública desde o período colonial, organizadas por meio de uma metodologia própria, que retrata a dinâmica administrativa e suas constantes transformações, fornecendo o registro rigoroso e padronizado da legislação sobre o tema em diversos momentos da história nacional.

Além disso, o trabalho do Mapa busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para isso, o grupo vem tentando disponibilizar seu trabalho por diferentes meios de divulgação, como livros, publicações virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line, lançado no segundo semestre de 2011 junto com a página do Mapa na internet.

 

VISITE O WEB SITE

  • Icone mjni 491x250
  • Cantino Fernando de Noronha
  • Dicionário da Administração Brasileira no Período Imperial
  • Caderno Mapa n. 11 – Ministério da Justiça e Negócios Interiores: um percurso republicano (1891-1934)
  • Caderno Mapa n. 10: Fernando de Noronha, uma ilha-presídio nos trópicos (1833-1894)

 

Tags: mapa