Exposições

 

Exposições virtuais do Arquivo Nacional é uma iniciativa da instituição para difundir seu acervo, compreendido entre o século XVI aos nossos dias, fundamental para o princípio democrático de acesso à informação pública e para a pesquisa em inúmeros campos do conhecimento.

Desde 1989 o Arquivo Nacional promove exposições com amplo leque temático e cronológico de forma a divulgar documentos textuais, audiovisuais, cartográficos e de livros raros sob sua guarda, bem como a conservação, a descrição e outras práticas arquivísticas subjacentes a esses produtos.

As curadorias dessas mostras, exibidas em diversos espaços culturais brasileiros, configuram outras relações e estabelecem possibilidades interpretativas que transcendem a organização original. São exemplos Imagens da mulher brasileira, Estampas do Rio, Drama e euforia. A remontagem das exposições em meio virtual recupera a memória das mostras realizadas pelo Arquivo Nacional nas últimas décadas e amplia as fronteiras de acesso à Instituição atingindo novos e diversificados públicos. Ainda mais, o site permite a montagem de exposições criadas exclusivamente em versão digital, como Brasil, Japão; Estado Novo, Mario Lago...

Desde 2005 a sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro é o espaço por excelência para as exposições que, anualmente, abre ao público. Ambientado no portal da Instituição, com novo design, Exposições virtuais é mais um convite a todos para conhecer seu acervo e os projetos culturais aqui realizados.

 

ACESSE O SÍTIO ELETRÔNICO

 

Tags: Exposições virtuais