Temática  "Estado Novo, 80 anos" - Chamada até 15 de maio

Chamada para o volume 30, número 2, de 2017

A temática será dedicada aos 80 anos da ditadura do Estado Novo, com organização dos professores Orlando de Barros, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Thiago Cavaliere Mourelle, do Arquivo Nacional.

Os documentos relacionados à ditadura instituída em 1937 são múltiplos e numerosos. Tratam-se de acervos, de natureza pública e privada, custodiados em várias instituições e que abrangem a numerosa documentação produzida pelo Estado e por intelectuais atuantes naquele período, além de revistas, periódicos, entre outros. Diversas sub-temáticas podem ser abordadas, como a política trabalhista, o incremento industrial brasileiro, a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a preparação para a redemocratização, a violenta repressão contra os opositores e demais assuntos de igual relevância.

O dossiê Estado Novo, 80 anos – arquivos e histórias pretende divulgar os arquivos referentes ao Estado Novo, presentes no Arquivo Nacional e também nas diversas instituições que custodiam tal acervo, além de difundir as pesquisas relacionadas a esse tema, que abrangem os mais variados aspectos legais, políticos, culturais, econômicos e sociais sobre esse período importante da história brasileira e que permanecem ainda nos dias atuais. Também serão bem-vindos trabalhos sobre a descrição ou preservação desses acervos.

Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 15 de maio de 2017, por meio do site da Revista Acervo. Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais.

--

 

Ascom
maio/2017

Tags: Acervo, Revista Acervo

Portais

Portais
Expo
 
Mapa
 
Luso
 
Acervo capa
 
Conarq logo
 
logomow
 
memorias reveladas
 
logo1
 
SNA

Exposições Virtuais