Série

Memórias do Brasil e do Mundo

Hoje na série “Memórias do Brasil e do Mundo” apresentamos a primeira das 10 candidaturas aprovadas para inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco em 2007: o Arquivo Getúlio Vargas.
Este conjunto possui documentos textuais (28.675 itens não impressos, 418 livros, além de periódicos); 1.247 fotografias; além de outros itens iconográficos, filmes e discos. Produzidos ou acumulados entre 1896-1954, os documentos permitem estudar, além da trajetória pessoal e política de Getúlio Vargas, político que governou o país nas décadas de 1930-50, um período de grandes mudanças sociais, de urbanização e da construção de novas estruturas jurídicas e de relações de trabalho no Brasil. A documentação também apresenta temas como: a Revolução de 1930; a Revolução constitucionalista de 1932; o Estado Novo; os movimentos políticos internos e política externa brasileira nas décadas de 1930-1950; a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial; a Crise de 1954 etc.

getulio1GV foto 041 - Getúlio Vargas fala à nação por ocasião da instauração do Estado Novo. Rio de Janeiro, 10/11/1937.



O Arquivo Getúlio Vargas é custodiado pelo FGV CPDOC - Escola de Ciências Sociais Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil e está acessível para consulta. Ver: http://cpdoc.fgv.br/
Conheça mais sobre as ações no Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco: http://mow.arquivonacional.gov.br/

Por: Equipe de Educação do Arquivo Nacional

-

Ascom
13/07/2017

Visite nossas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional

Tags: Memória do Mundo, Memória do Brasil