Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Difusão > Arquivo na História > Cresce a pressão pela renúncia
Início do conteúdo da página
Série Getúlio Vargas: Crise e Suicídio

Cresce a pressão pela renúncia

Publicado: Domingo, 20 de Agosto de 2017, 07h42 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h56 | Acessos: 46
Postagem 5 de 7

20 a 23 de agosto: O cerco vai se fechando. Vargas agora tem que lidar com articulações de seu vice, Café Filho, pressionando pela sua renúncia. Tenta-se uma aliança entre políticos e militares, mas estes, a princípio, negam-se a efetuar um golpe contra o presidente. Porém, nos dias subsequentes, as Forças Armadas comunicam a Vargas sua opinião pela renúncia, aumentando a pressão sobre o presidente.

20 de agosto: Café Filho, vice-presidente, leva aos militares uma sigilosa sugestão: que eles entrassem em contato com Vargas e exigissem sua renúncia. Os militares, naquele momento, examinaram a proposta e a rejeitaram.

21 de agosto: Café Filho, então, procura diretamente Vargas e sugere a renúncia de ambos. Getúlio Vargas revela que iria pensar e daria a resposta em breve.

22 de agosto: Alta cúpula da Aeronáutica aprovou a proposta de Eduardo Gomes de exigir a renúncia do presidente Vargas. Mascarenhas de Morais ficou responsável em comunicar a decisão ao presidente da República. Vargas, ao receber tal intimação, teria respondido que não era um criminoso e que só sairia do palácio do Catete morto.

23 de agosto: Marinha e Exército declaram apoio à iniciativa da Aeronáutica.

Fundo Agência Nacional. Os eventuais passeios do presidente pelas ruas do Rio de Janeiro se tornavam uma atração à parte. Algo inimaginável nos dias atuais.

Fundo Agência Nacional. Os eventuais passeios do presidente pelas ruas do Rio de Janeiro se tornavam uma atração à parte. Algo inimaginável nos dias atuais.

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

Por:  Equipe de Pesquisa e Difusão do Acervo - COPED

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página