Outras Bases de Dados

11 outras bases

Arquivo Nacional possui outras bases de dados, que podem ser consultadas abaixo:

Base de dados Acervo Judiciário do Arquivo Nacional

Esta base de dados reúne os documentos judiciais provenientes de diversos órgãos do Poder Judiciário, englobando processos de habilitação para casamento, processos referentes a registros de nascimento, casamento e óbito, processos cíveis e comerciais pertencentes às Varas Cíveis, Varas Comerciais, Pretorias do Rio de Janeiro e Tribunais Superiores, bem como, processos das antigas coleções formada ao longo dos anos no Arquivo Nacional, como: Escravos, Terras, Inventários e Titulares.


Base de dados Cine Jornais da Agência Nacional

Todos os 958 cinejornais produzidos pela Agência Nacional entre as décadas de 1940 e 1970, com suas respectivas descrições, estão disponíveis para consulta no portal Zappiens.br - um projeto do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil, criado como um serviço gratuito de agregação e distribuição de conteúdo audiovisual científico, educativo, histórico, artístico e cultural em língua portuguesa.

Base de dados Entrada de Estrangeiros no Brasil - Porto do Rio de Janeiro

Para recuperar a história dos grupos migratórios que participaram na formação da sociedade brasileira contemporânea, o Arquivo Nacional e a Associação Cultural do Arquivo Nacional, com o apoio do BNDES, iniciaram em outubro de 2008 o projeto "Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro". O resultado dessa parceria é uma base de dados alimentada diariamente, que hoje conta com informações de mais de duzentos mil imigrantes do período de 1885 a 1891.


Base de dados Família Ferrez

A base de dados Família Ferrez contem informações sobre o acervo documental de cerca de 40 mil itens acumulados e preservados ao longo de mais de 150 anos. Inclui os arquivos pessoais de Gilberto Ferrez, do seu pai, tio e avô, respectivamente, Júlio, Luciano e Marc Ferrez, além do arquivo da firma comercial que possuíam - Marc Ferrez & Filhos.


Base de dados Guia de Fontes para a história da Holanda e holandeses no Brasil

O Guia de fontes para a história da Holanda e dos holandeses no Brasil é um projeto cooperativo multi-institucional, realizado com base no software ICA-AtoM. Essa atuação colaborativa ultrapassa o caráter brasileiro das entidades custodiadoras que aqui apresentam seus pertinentes acervos. O projeto é também uma das atividades que os arquivos brasileiros desenvolvem no contexto do Common Cultural Heritage Programme [Programa de Patrimônio Culural Comum], que congrega Países Baixos e Brasil, além de África do Sul, Bélgica, Estados Unidos (estado de Nova Iorque), Gana, Índia, Indonésia, Rússia, Sri Lanka e Suriname, regiões que compartilham com os Países Baixos uma história e traços culturais comuns.


Base de dados Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 - 1842)

O Arquivo Nacional, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, disponibiliza para consulta a base de dados “Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 - 1842)”. A base possui 64.194 registros e permite a busca das mais variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas.

Base de dados Ofício de Notas da Cidade do Rio de Janeiro

Os registros da base de dados Ofícios de Notas dizem respeito às fichas produzidas na década de 1970 pela antiga Seção do Poder Judiciário do Arquivo Nacional. Esse trabalho não abrange o 6º, 9º, 13º e 17º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, pois não foram recolhidos a esta instituição.

Base de dados Processos do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal da Justiça e da Casa da Suplicação

Produto do acordo de cooperação celebrado entre o Supremo Tribunal Federal e o Arquivo Nacional em 2007, esta base de dados recupera documentos provenientes da Casa da Suplicação do Brasil, do Supremo Tribunal de Justiça e, finalmente, do Supremo Tribunal Federal. Todo este volume de informações está agora disponível na Internet, permitindo maior acesso a esses acervos e garantindo a recuperação rápida de informações valiosas para a compreensão da história da mais alta corte do País.

 

 

--

ASCOM
novembro de 2016

Tags: Instrumentos de pesquisa, Outras Bases de Dados, outros instrumentos