Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Você sabia que o portal do Arquivo Nacional conta com recursos acessíveis?
Início do conteúdo da página
novos botões

Você sabia que o portal do Arquivo Nacional conta com recursos acessíveis?

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 12h18 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 12h25

Na Internet, há algumas recomendações internacionais para a acessibilidade. No caso do Governo Brasileiro, temos o e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Uma das iniciativas realizadas pelo Arquivo Nacional nesse sentido é a disponibilização de recursos de acessibilidade na barra superior do portal institucional. São atalhos de navegação padronizados, opção para alterar o contraste da tela e ferramentas de conversão de texto que facilitam o acesso para pessoas com e sem deficiência.

Os mais novos recursos adicionados são o VLIBRAS e o AUDIMA.

O VLIBRAS traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas. Pode ser baixado nos computadores ou instalado como extensão dos navegadores de Internet. É representado pelo ícone “Acessível em Libras” em nosso portal.

 

O AUDIMA converte texto em áudio com locução natural, e permite uma navegação mais agradável ao diferenciar palavras de imagens. É uma importante ferramenta de acesso para pessoas cegas ou com deficiência visual. Para acessar, basta clicar no player disponível na lateral direita da tela.

 

 

O que achou desses recursos? Sua opinião é importante para nós. Para mais informações e sugestões, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Descrição das imagens: a primeira imagem contém fundo claro e em seu centro está o avatar do Vlibras traduzindo a palavra arquivo. A segunda imagem é uma fotografia instantânea do portal do arquivo nacional mostrando o player Audima na lateral superior direita.

registrado em:
Fim do conteúdo da página