Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN recebe Diretor do Arquivo Nacional da Argentina
Início do conteúdo da página
VISITA

AN recebe Diretor do Arquivo Nacional da Argentina

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 16h39 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 21h46
Nesta segunda-feira, 03 de abril, Emilio Leonardo Perina, Diretor-Geral do Archivo General de La Nación (AGN), da Argentina, foi recebido pela Diretora-Geral do Arquivo Nacional do Brasil, Carolina Chaves, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Emílio explicou o funcionamento do Arquivo Nacional argentino e falou sobre a construção do novo prédio do órgão, bem maior que o atual, e que oferecerá mais espaço para a guarda de documentos, com maior controle de temperatura e umidade. Ele também aproveitou para convidar Carolina a participar do Fórum de Trabalho de Diretores de Arquivos do Mercosul:  “Desejo formar um grupo de trabalho, dentro da estrutura do Mercosul, para diretores de arquivos nacionais, onde possamos organizar congressos, seminários e eventos”. A ideia foi muito elogiada por sua contraparte brasileira.

 
Os dois diretores também mostraram preocupação com o crescimento do volume dos documentos digitais. “Eles crescem muito rápido, e administrar esse volume é um grande desafio”, acrescentou Emilio.  “Nossos desafios são muito semelhantes”, respondeu a Diretora.
 
Além de visitar a exposição em cartaz, “Itinerários Indígenas”, o diretor argentino conheceu o Salão Nobre, a Sala de Consultas, a cave e a fábrica de papel da Coordenação de Preservação de Documentos, onde foi recebido pela coordenadora, Lúcia Peralta.   
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página