Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com a palavra, o usuário: Carlos Eugênio Líbano Soares
Início do conteúdo da página
com a palavra, o usuário

Com a palavra, o usuário: Carlos Eugênio Líbano Soares

Escrito por ASCOM | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 16h58 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 11h46

Foi realizada nesta quinta-feira mais uma edição do “Com a palavra, o usuário”, evento mensal que dá voz a pesquisadores usuários do Arquivo Nacional. A cada mês, um pesquisador com experiência reconhecida pela instituição é convidado para apresentar o seu percurso de pesquisa e busca de informações no Arquivo Nacional, os procedimentos feitos e as dificuldades encontradas. O conteúdo é debatido pela equipe da Sala de Consultas da instituição para que o atendimento ao cidadão e os instrumentos de pesquisa sejam aprimorados.

Carlos Eugênio Líbano Soares, doutor em História, foi o convidado desta edição que abordou o Arquivo Nacional e a pesquisa em formação da sociedade urbana carioca. Carlos Eugênio é também doutorando em Arqueologia e apresentou as suas impressões com a experiência que teve como gestor de arquivos de universidades, além de usuário do Arquivo Nacional desde 1985.

O convidado destacou a importância de se divulgar a diversidade e vastidão do acervo do Arquivo Nacional como fontes de pesquisa. Carlos Eugênio citou como exemplo cojnuntos documentais guardados pela instituição que seriam de interesse de pesquisadores das ciências naturais, como Zoologia e Botânica, além da riqueza dos documentos iconográficos e filmográficos do acervo.

“É um equívoco pensar o Arquivo Nacional como uma fonte de pesquisa importante apenas para historiadores. Temos de pensar na importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre as áreas das ciências humanas. O acervo do Arquivo Nacional vai muito além de documentos produzidos pelo Estado. Fontes documentais fora do modelo convencional podem mudar a perspectiva de uma pesquisa”, afirmou o pesquisador.

 O vídeo do evento será disponibilizado em breve. As edições anteriores podem ser acessadas aqui.

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página