Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre Arquivo Nacional e Depen capacita egressos do sistema prisional
Início do conteúdo da página
SÉRIE ARQUIVO NACIONAL - 180 ANOS

Parceria entre Arquivo Nacional e Depen capacita egressos do sistema prisional

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 16h05 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 16h18

Egressos do sistema prisional estão passando por capacitação em educação em arquivos, a partir de parceria entre o Arquivo Nacional e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto de egressos do sistema prisional em sala de aula na Coordenação Regional do Arquivo Nacional em BrasíliaParticipantes durante capacitação (Foto: COREG)

A ação promove a cidadania por meio da educação e formação profissional, contribuindo para o processo de reintegração social dos beneficiados. Além disso, dá agilidade ao tratamento técnico do acervo da instituição.

A capacitação dura seis meses e inclui aulas sobre o funcionamento dos arquivos, a importância da informação e do documento de arquivo, o conceito de conjuntos documentais, noções de gestão documental, processamento técnico e preservação de documentos. Os profissionais supervisores das atividades são servidores do Arquivo Nacional.

Os participantes são contratados pelo Depen e participam de aulas expositivas e práticas, passando por vivência e avaliação de técnicas empregadas na área de arquivologia, de forma a abarcar novas práticas e frentes de trabalho em processamento técnico e preservação do acervo. As aulas acontecem na Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal. Os egressos também produzem materiais de escritório como cadernos, blocos de notas e outros, que são disponibilizados pela administração pública federal em eventos.

O projeto teve início em novembro de 2017 e está previsto o aumento do número de participantes. Essa iniciativa é uma ampliação do projeto Papel da Liberdade, colocado em prática pelo Depen, que passa a incluir a capacitação em educação em arquivos. 

 

Conheça outras parcerias:

Nacionais

Internacionais

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página