Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira
Início do conteúdo da página
Série Arquivo Nacional 180 anos

O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira

Escrito por ASCOM | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 08h59 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 09h56

O Arquivo Nacional está na contagem regressiva para os seus 180 anos. Hoje publicamos a quinta matéria da série Arquivo Nacional - 180 anos, que apresenta um pouco da maior instituição arquivística do Brasil.

O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira

Um dos canais de difusão de conhecimento e informação do Arquivo Nacional é o site ‘O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira’. A partir do acervo da instituição entre os séculos XVI e XIX, são apresentados 65 temas como índios, vida privada, quilombos e revoltas de escravos, entre muitos outros que são continuamente acrescidos. Dentro de cada assunto, há subseções que estruturam a pesquisa: ementas, sala de aula, comentário e sugestões bibliográficas.
O site oferece 2.500 ementas de documentos e 250 matérias de sala de aula, produzidas para professores e profissionais da educação. A seção inclui a transcrição de documentos em linguagem atualizada, visando a facilitar o contato de professores e estudantes com os documentos de arquivo.

O Glossário de História Luso-Brasileira, projeto ainda em construção, vai reunir mil verbetes explicativos que contemplam variados aspectos da história colonial até a consolidação da independência do Brasil. Serão abordados temas conhecidos como o café, o açúcar, a escravidão e também termos incomuns no repertório linguístico atual, mas que estão presentes no vocabulário histórico como capitulações, corvetas, celamins, devoradores de trono, entre outros.

O projeto conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio de convênio com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Acesse: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página