Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional e SEPPIR apresentam anteprojeto Memórias da Diáspora Africana
Início do conteúdo da página
evento

Arquivo Nacional e SEPPIR apresentam anteprojeto Memórias da Diáspora Africana

Escrito por ASCOM | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 19h00 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 14h46

Foi apresentado hoje , no Arquivo Nacional, o anteprojeto Memórias da Diáspora Africana no Brasil, que propõe um mapeamento de arquivos e coleções relacionados à diáspora africana no Brasil, em consonância com a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) instituída pela ONU. A iniciativa será realizada pelo Arquivo Nacional em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/MDH).

A abertura do evento foi feita pela diretora-geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves de Azevedo; Bruno Machado Tete, diretor de Promoção da Igualdade Racial da SEPPIR; e Suzana Mattos, gestora do projeto Sebrae Moda Afro.

O anteprojeto foi apresentado por Carlos Alberto Ivanir dos Santos, coordenador do Comitê do Programa Arquivos da Diversidade; Diego Barbosa da Silva, coordenador-geral de Acesso e Difusão Documental do Arquivo Nacional; e Andrea Valentim, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial da SEPPIR.

Durante a tarde, foi realizada a roda de conversa ‘Personalidades e militantes de movimentos sociais e coletivos negros’, com Amauri Mendes Pereira, professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ; Mara Montalvão, administradora do Grupo Awure e professora; Rubem Confete, ativista e estudioso das questões afrobrasileiras; e Ruth Pinheiro, militante, gestora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves e da Rede Brasil Afro-Empreendedor. Os mediadores foram Carlos Alberto Ivanir dos Santos e Diego Barbosa da Silva.

A roda de conversa ‘Afro empreendedorismo e ancestralidade: design, tecnologia e inovação de matriz afro-brasileira’ contou com a presença de Julia Vidal, designer de moda; Jaciana Melquíades, sócia-fundadora e gestora da empresa de Impacto Social Era Uma Vez o Mundo e integrante do Coletivo Meninas Black Power; e Ana Carolina da Hora, sócia-fundadora da Olabi, organização social de produção de tecnologia. A mediação foi feita por Suzana Mattos, gestora do Projeto Sebrae Moda Afro.

No encerramento, foi exibido o filme ‘111 Tiros na Alma Negra’, de Filó Filho e Pedro Oliveira, os grupos Afoxés Filhas e Filhos de Gandhi se apresentaram no pátio interno do Arquivo Nacional.

Confira os vídeos do evento:

Abertura e apresentação do anteprojeto Memórias da Diáspora Africana no Brasil: https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1556372034456669/

Roda de conversa ‘Personalidades e militantes de movimentos sociais e coletivos negros’: https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1556578631102676/

Roda de conversa 'Afro empreendedorismo e ancestralidade: design, tecnologia e inovação de matriz afro-brasileira': https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1556748887752317/

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página