Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acesso, online, às fotografias do jornal Correio da Manhã
Início do conteúdo da página
Série: Como fazer?

Acesso, online, às fotografias do jornal Correio da Manhã

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 13h46 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h01

Série Como fazer? - Pesquisar a documentação audiovisual, iconográfica e sonora

  • Como faço para acessar, online, as fotografias do jornal Correio da Manhã?

- O Arquivo Nacional disponibiliza, online, através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), a visualização das imagens já digitalizadas do acervo do Correio da Manhã, jornal carioca do século XX. Primeiramente, acesse o SIAN: http://sian.an.gov.br. Caso ainda não seja registrado, faça seu cadastro de usuário do Sistema. 

Após ter liberado seu acesso, será necessário primeiro levantar a notação/referência da pasta da fotografia em uma área do Sistema, para depois visualizar e realizar o download em outra seção.
Entrando no SIAN, na barra de comandos vermelha na parte superior, clique em “Fundos/Coleções”. Depois clique no terceiro item do menu que se abrirá, “Pesquisa Multinível”. A seguir, digite a sigla “PH” no campo “Código de Referência”. Então clique no botão “Pesquisar”. Na tela seguinte, clique no título em vermelho, sublinhado, “BR RJANRIO PH – correio da manhã – Fundo”. Após isto, na guia “LISTAGEM Séries...”, clique no título sublinhado “BR RJANRIO PH.0.FOT – Fotografias”. Depois disto, serão relacionadas na tela todas as pastas de fotografias do Correio da Manhã, organizadas por temas, dispostos em ordem alfabética. Exemplo: “BR RJANRIO PH.O.FOT.3 – Arquitetura - Prédios famosos – Brasil”. Anote a notação/referência específica da pasta em que você tem interesse.

Retornando à barra de comandos vermelha na parte superior, clique em “Fundos/Coleções”. Depois clique no quarto item do menu que se abrirá, “´Pesquisa Digital 2.0”. A seguir, digite, no campo “Fundo” o código PH, e selecione “BR RJANRIO PH – Correio da Manhã – Fundo”. Então clique no botão “Pesquisar” à direita. Serão relacionadas na tela todas as imagens já digitalizadas do Correio da Manhã, a começar pelas caricaturas (BR_RJANRIO_PH_CAH), organizadas por ordem numérica.

Como exemplo, para localizar o conteúdo da pasta descoberta acima, na pesquisa multinível, clique na página “2” da pesquisa. Lá estarão relacionadas as fotografias já digitalizadas da pasta BR_RJANRIO_PH_0_FOT_00003 (Arquitetura, Prédios Famosos, Brasil).
É possível realizar o download da fotografia. Note que pode ser necessário habilitar os pop-ups de seu navegador/browser. Talvez seja necessário reiniciar seu computador.

Informações: http://www.arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo.h.tml

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página