Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo cartográfico
Início do conteúdo da página
cartografia

Acervo cartográfico

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 10h50 | Última atualização em Quarta, 29 de Janeiro de 2020, 17h15

O acervo cartográfico do Arquivo Nacional reúne mapas de todos os estados do Brasil em diferentes períodos de sua história. Além de mapas gerais – que representam informações físicas (rios, relevo, vegetação), divisões político-territoriais, capitais e cidades de destaque –, o acervo conta com mapas temáticos, em que são representadas informações de interesse específico – geologia, demografia, hidrografia etc.


Composto por mapas, plantas e cartas náuticas, o acervo cartográfico do AN reúne mais de 44 mil documentos, que registram as características geográficas de diversas regiões do mundo e do território brasileiro, entre os séculos XVII e XX. Referentes ao Brasil, destacam-se os projetos de criação e redivisão do Império e projetos de urbanismo e infraestrutura de diversas regiões, estados e cidades do país. São mapas e plantas de ferroviasponteslinhas telegráficasportos, açudes, canalização de rios e sistemas de abastecimento de água. Essa documentação é de origem pública (proveniente de órgãos como o Ministério da Viação e Obras Públicas e a Comissão Construtora da Avenida Central, Rio de Janeiro), e de origem privada, reunida por colecionadores e personalidades de ciência e política, com Francisco Bhering e Marcos Carneiro de Mendonça. Também integra o acervo cartográfico do AN uma coleção de documentos de proveniência desconhecida, que possui raros mapas dos séculos XVIII e XIX, como o mapa L’Amerique Meridionale, de 1782.

Em algumas ocasiões, esses mapas apresentam um conjunto de informações sobre uma determinada área, como o caso do mapa do estado da Bahia aqui publicado. O mapa apresenta dados sobre as características físicas do território e informações valiosas sobre as diversas atividades econômicas praticadas no período, como diagramas de importação e exportação, agricultura e atividades extrativas, além da rede ferroviária do estado.

Na imagem: Mapa do estado da Bahia, contendo a rede geral da viação férrea e seção de geografia agrícola, 1913. 

Papel em fundo branco com o mapa do Estado da Bahia mostrando a rede geral da viação férrea em 1913

Fundo Academia Brasileira de Letras. BR_RJANRIO_DS_0_MAP_002

 

Para acessar o mapa em maior resolução, acesse a imagem no perfil do Arquivo Nacional no Flickr: https://bit.ly/2U7CgOk

Para pesquisar o acervo do Arquivo Nacional, acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN.

 ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

 

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página