Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo do Arquivo Nacional recebe Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO
Início do conteúdo da página

Acervo do Arquivo Nacional recebe Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 17h03 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 18h26

A Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves de Azevedo, participou ontem, dia 7 de dezembro, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Cerimônia de entrega dos Certificados de inclusão no Registro Nacional do Brasil e no Registro Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO – 2017.

Lygia Guimarães ,representante brasileira no Comitê MoWLAC, entrega o certificado à Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves.


O Arquivo Nacional (AN) recebeu o certificado pelo acervo ‘Correspondência Original dos Governadores do Pará com a Corte - cartas e anexos (1764 – 1807)’. A Correspondência original do Pará com a Corte distribui-se em 24 volumes no período entre 1764 e 1807 e descreve aspectos fundamentais da política para a Amazônia encetada a partir do reinado de d. José I pelo seu ministro Sebastião José Carvalho e Melo, marquês de Pombal, e continuada sob d. Maria I. Dotada de organicidade, a correspondência é um índice do cotidiano dessa parte da Amazônia e, principalmente, um documento do projeto luso-brasileiro.

Também estiveram presentes na cerimônia as pesquisadoras da instituição, Maria Elizabeth Brêa e Claudia Heynemann, que destacaram a importância da premiação.


Elisabeth Brêa e Claudia Heynemann, responsáveis pelo dossiê da candidatura que recebeu o registro no Programa Memória do Mundo Brasil, agradecem e falam da importância do prêmio.


O AN teve, como maior instituição arquivística, desde o início da implantação do Programa no país, papel de relevância como promotor do MOW e como proponente de conjuntos documentais custodiados. Participou de candidaturas coletivas e individuais em todos os níveis, integrando, assim, o patrimônio documental reconhecido pela Unesco como Memória do Mundo.

O conjunto documental Autos da Devassa – a Inconfidência em Minas, Levante de Tiradentes (2007); a Lei Áurea (2008), as Relações de Vapores. SPMAF / SP-Santos (2009), a documentação da Agência Nacional, em conjunto com a Fundação Cinemateca Brasileira (2010) e a Carta do Brasil ao Milionésimo (1777-1937), do fundo Francisco Bhering (2011) são documentos do Arquivo Nacional nominados pelo MOW Brasil.

Participaram da mesa (da esquerda para a direita): Victorino Chermont (Vice-presidente do IHGB); Carolina Chaves (Diretora-Geral do Arquivo Nacional); Marcelo Araújo ( Presidente do IBRAM); Adalto Cândido Soares (Coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil); Jussara Derenji (Presidente do MoW Brasil).

O Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoW promove a preservação e acesso ao patrimônio documental - arquivístico e bibliográfico - da humanidade. O MOW reconhece o patrimônio documental de importância internacional, regional e nacional, seguindo três objetivos principais: facilitar a preservação do patrimônio documental mundial, proporcionar o acesso universal a esse patrimônio, criar em todo o mundo a consciência da sua existência e importância.

Carlos Ditadi, representante brasileiro no MoWLAC; Elizabeth Brêa, representante do AN no MoW Brasil; Claudia Heynemann, pesquisadora do AN e responsável, junto com Elizabeth Brêa, pelo dossiê da candidatura que recebeu o registro no Programa Memória do Mundo Brasil; Cláudia Miller, assessora de Imprensa do AN; Carolina Chaves, Diretora-Geral do AN e Jaime Antunes, ex-Diretor-Geral do Arquivo Nacional e atual Diretor do Arquivo do IHGB. 

  

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página