Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 180 anos do Arquivo Nacional - Biblioteca
Início do conteúdo da página
Série Comemorativa

180 anos do Arquivo Nacional - Biblioteca

Escrito por ASCOM | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h33 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h03

 

Conheça a Biblioteca do Arquivo Nacional

A Biblioteca do Arquivo Nacional, Maria Beatriz Nascimento, foi criada em 1876 pelo regulamento do então Arquivo do Império, para reunir, além da coleção impressa de legislação brasileira, obras de direito público, administração, história e geografia do Brasil.

Ainda no século XIX, a biblioteca contou com o apoio de doadores da elite política e de instituições, como o visconde de Uruguai, o conselheiro Pimenta Bueno, Candido Mendes de Almeida, Pereira da Silva, o fotógrafo Victor Frond, o IHGB, Instituto dos Advogados Brasileiros, entre muitos outros. Em 1863, a biblioteca contava com cerca de quatrocentos volumes. Com o passar dos anos, tornou-se uma importante fonte de informação e pesquisa para os estudos de história do Brasil e de arquivologia. Hoje, mantém intercâmbio de publicações com arquivos estaduais e municipais brasileiros e com arquivos nacionais e regionais de vários países.

Recentemente recebeu como doação a biblioteca da Associação dos Arquivistas Brasileiros (1971-2015), passando a reunir, assim, o maior acervo bibliográfico de arquivologia do país.

O acervo atual é composto por 111 mil exemplares de livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações, CDs e DVDs, em mais de vinte idiomas diferentes, dos quais 23 mil volumes são classificados como obras raras.

Um conjunto de publicações muito importante é a coleção de livros de viajantes e cronistas que registraram seu olhar e sua interpretação do Brasil e seus povos. Entre os exemplares, estão Historia navigationis in Brasiliam, de Jean de Léry (1586); L’histoire du nouveau monde ou Decription des indes occidentales, contenant dix-huict liures, de Joannes de Laet (1640); Historia naturalis brasiliae, de Willem Piso (1648); Rerum per octennium in Brasilia et alibi gestarum de Casparis Barlaei (1660), entre outros.

Imagem: Enciclopedie ou Dictionnaire raisonne des sciences, des arts et metiers, par une Societe des  gens de lettres. Paris: Briasson, 1751-1780

catálogo da Biblioteca Maria Beatriz Nascimento pode ser consultado neste site do Arquivo Nacional por meio da base de dados BNPortal.

Todo o acervo está disponível à consulta mediante agendamento prévio com o setor de Atendimento Presencial, no Rio de Janeiro, ou por meio de reprodução, com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A biblioteca Maria Beatriz Nascimento planeja, elabora e controla as atividades de processamento técnico, zela pela conservação das obras sob sua guarda e promove, em conjunto com os setores de atendimento, o acesso a esses materiais, além de apoiar as atividades de difusão do acervo.

Na Biblioteca do Arquivo Nacional é possível:

• Consultar o catálogo on-line BNPortal
• Obter orientação de busca e recuperação de informações pertinentes ao acervo bibliográfico
• Consultar os documentos bibliográficos mediante agendamento prévio na Sala de Consultas
• Propor a doação de acervo bibliográfico para a instituição

  

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página