Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Homenagens e exibição de registros de família e filmes domésticos marcam a abertura do Arquivo
Início do conteúdo da página
Arquivo em Cartaz 2017

Homenagens e exibição de registros de família e filmes domésticos marcam a abertura do Arquivo

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 15h34 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 07h57

O Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega a sua terceira edição de 4 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro e em Niterói e apresenta ao público 78 títulos - 46 curtas, 18 médias e 14 longas-metragens, em pré-estreias, retrospectivas, mostras temáticas e competitivas. O evento terá como norte “Os filmes de família, caseiros e amadores” e mostrará a construção da sociedade e da memória brasileira, a partir da exibição de filmes feitos em ambientes privados. Serão 10 dias de programação intensa e gratuita que inclui também homenagens, debates, master class, oficinas, exposição, encontros e diálogos do audiovisual.

HOMENAGENS E EXIBIÇÃO DE REGISTROS DE FAMÍLIA E FILMES DOMÉSTICOS MARCAM ABERTURA DO ARQUIVO EM CARTAZ 2017 

Cerimônia contou com curtas pertencentes ao acervo de importantes instituições de guarda além de homenagens ao Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) e ao arquivista Clovis Molinari Jr.. Na terça-feira, programação contará com debate, sessões da Mostra Competitiva e pré-estreia nacional

Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, teve início a terceira edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo que segue com a programação até o dia 08/12 no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro/ Rio de Janeiro) e de 08 a 13/12 no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí/ Niterói).

Embalada pelo frescor da noite carioca, a abertura oficial do evento aconteceu no Cine-Pátio, cinema ao ar livre montado especialmente para o festival. A cerimônia foi marcada pela entrega do Troféu Batoque aos homenageados desta edição: o historiador, pesquisador, realizador de filmes e vídeos e produtor cultural, Clovis Molinari Jr., e o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), representado pela presidente da instituição, Myrna Brandão. A exibição de um documentário da Mostra Homenagem dirigido por Clovis Molinari Jr e de curtas da Mostra Acervos, composta por registros de acervos de prestigiadas instituições de guarda da América Latina, completaram a programação.  


Homenagem a Clovis Molinari Jr. Local: Arquivo Nacional. Foto: Leo Lara/Universo Produção

O primeiro dia de Arquivo em Cartaz contou também com a masterclass “Digitalização De Filmes De Arquivo”, ministrada pelo sócio-diretor da Afinal Filmes, Marcelo Pedrazzi. No encontro, foram discutidas a implantação de novos formatos de exibição, a instalação de novos equipamentos e a reestruturação das salas de exibição, bem como a digitalização e manuseio de filmes de arquivo. “Sempre tem algo que a gente precisa aprender e aprimorar. É essa oportunidade que oficinas como as oferecidas pelo festival nos proporciona. A de hoje, por exemplo, abordou a conservação fílmica, esclarecendo como guardar um registro para posteriormente, sem perder conteúdo. Esse reconhecimento, para nós que trabalhamos com cinema, é fundamental”, Creuza Gravina, jornalista e documentarista.

Programação completa


Foto - Leo Lara/Universo Produção 

Realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção e o Instituto Universo Cultural, o festival tem como objetivo promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória cinematográfica brasileira. Seu principal intuito é divulgar e incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo, exibir películas restauradas, além de oferecer oficinas dedicadas a preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, como uma ferramenta de indiscutível importância na salvaguarda da memória audiovisual brasileira.

 

O evento ocupa dois espaços: Arquivo Nacional (Cine Pátio – 400 lugares e Cine-Teatro – 150 lugares), na cidade do Rio de Janeiro; e Cine Arte UFF (290 lugares), em Niterói.

 

Clique aqui para obter todas as informações sobre o Festival ou siga o Facebook

Visite a galeria de imagens clicando aqui

Publicado por:

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página