Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2017 - Divulgação dos vencedores
Início do conteúdo da página

Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2017 - Divulgação dos vencedores

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 14h12 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h19

Nesta segunda-feira, 04/12, foram divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2017. De acordo com o Regulamento nº 002/2017, os três primeiros colocados terão suas pesquisas publicadas.

As monografias foram selecionadas entre 23 trabalhos inscritos.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2017, Maria do Carmo Teixeira Rainho.

Conheça os vencedores:

- Aluísio Gomes Lessa, mestre em História pela UFRGS, com o trabalho ‘Exílios Meridionais: o degredo na formação da fronteira Sul da América portuguesa (Colônia do Sacramento, Rio Grande de São Pedro e Ilha de Santa Catarina (1680-1810)’. O pesquisador estuda a punição de degredados com o envio para a fronteira meridional da América portuguesa durante o século XVIII e o papel que tiveram na incorporação deste novo território aos domínios lusitanos.

- Flavia Fernandes de Souza, doutora em História pela UFF, com o trabalho ‘Criados, escravos e empregados: os trabalhadores domésticos engendrando a modernidade brasileira (cidade do Rio de Janeiro, 1850-1920)’. A autora aborda a História do Trabalho, em suas relações e interseções com a História da escravidão e da pós-emancipação no Brasil, com ênfase na história do trabalho/serviço doméstico. 

- Daiane Estevam Azeredo, mestre em História pela UFRRJ, com o trabalho ‘Na proa dos negócios: a inserção feminina nas transações de crédito fluminense no início do século XIX (1800-1820)’. O trabalho analisa as relações creditícias tecidas no Rio de Janeiro, nos dois primeiros decênios do século XIX, com o intuito de saber em que medida as mulheres participaram enquanto agentes econômicos nesses tipos de transações. 

Histórico

A Comissão Julgadora do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2017, composta pelos professores Durval Muniz de Albuquerque Junior, José Reginaldo Santos Gonçalves, Lucia Maria Paschoal Guimarães e Maria Elisa Noronha de Sá, sob a presidência de Maria do Carmo Teixeira Rainho, reuniu-se no último dia 22 de novembro, para a escolha dos vencedores, após o exame prévio das 23 monografias concorrentes.

Foram classificados 4 (quatro) trabalhos:  em 1º lugar, a monografia sob pseudônimo João Gabriel Oliveira; em 2º lugar, a monografia sob pseudônimo Nicholas Vincent Bell; em 3º lugar, a monografia sob pseudônimo Luzia Coimbra; em 4º lugar, a monografia sob pseudônimo Manuel Antônio de Almeida. De acordo com o Regulamento nº 002/2017, serão premiados com a publicação de suas pesquisas os três primeiros trabalhos classificados.

 

 

Publicado por:

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página