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Mesa-redonda

Diego Barbosa participa de abertura da VII Semana Fluminense do Patrimônio

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 14h22 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 09h24

O Diretor-Geral substituto do Arquivo Nacional, Diego Barbosa da Silva, participou nesta semana da abertura da 'VII Semana Fluminense do Patrimônio', como um dos palestrantes da mesa-redonda “Permanência e continuidade: trajetória de instituições de ciência, tecnologia e cultura”.

Claudia Rodrigues - Ma. Eduarda Marques - Diego Barbosa - Paulo Elian - Sérgio Besserman

Também compunham a mesa: Claudia Rodrigues, do Museu Nacional - UFRJ; Maria Eduarda Marques, da Biblioteca Nacional; Paulo Elian, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Sérgio Besserman, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O evento tem como objetivo promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense, além de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas diversas expressões.

Todos os palestrantes falaram sobre suas instituições e a história de cada uma, além de suas missões, metas, dificuldades e conquistas.

Diego falou sobre o momento atual do Arquivo Nacional e a dificuldade financeira pela qual a instituição está passando.  Explicou o que tem feito nesse período de seis meses em que está à frente da instituição. Falou sobre o programa de modernização que reforça a gestão documental e está sendo implantado pela área de administração e gestão. “Queremos rever a gestão de pessoas; a infraestrutura de TI, lembrando que não cuidamos apenas de papel, mas também do acervo. Precisamos nos preparar para cuidar dos documentos que já nascem digitais, como por exemplo, os e-mails e os processos que estão sendo geridos dentro do sistema eletrônico de informação, como o SEI. Não temos, atualmente, um planejamento estruturado. Queremos fazer um planejamento estratégico e um plano diretor para os próximos 20 anos”, declarou.

No âmbito da gestão de documentos, explicou a proposta do e-Siga, sistema informatizado que visa monitorar a gestão documental, mapeando todos os órgãos da Administração Pública Federal, além dos órgãos setoriais, seccionais e universidades.

Também falou da preocupação em ampliar a área de guarda de documentos, tanto digital quanto de depósito. Para isso, está sendo negociada a transferência do prédio da Rádio MEC, localizado ao lado da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Mencionou a mudança no Portal do AN para um site mais amigável e de fácil acesso, alcançando, atualmente, 500 mil acessos por mês. Também falou da diversificação da difusão nas redes sociais, com a criação do instagran, pinterest, flick, youtube, soundclound. Explicou a mais recente parceria, com a Wikipédia, que disponibilizará parte do acervo que ajudará a ilustrar os verbetes desta enciclopédia online.

Também falou sobre a criação da Semana Nacional de Arquivos, lançada em julho deste ano e que contou com 140 instituições inscritas, de 22 estados. Contou sobre a criação do setor de estudo do usuário, onde é feita uma pesquisa para saber do que o usuário precisa, qual seu interesse e o que procuram. O objetivo é melhorar o instrumento de pesquisa e as bases de dados da instituição. O projeto já recebeu elogios do TCU.

Finalizando, ele falou sobre a necessidade de investimento nos arquivos: “precisamos investir nos arquivos. Eles não são apenas depósitos de papéis velhos. Precisamos lutar contra esse imaginário. Os arquivos são fundamentais para o acesso à informação, a transparência pública, o combate à corrupção, o exercício da cidadania, o controle social do estado. Eles são documentos e toda nossa atividade humana se dá em documentos. As atividades do estado, mais ainda. Os arquivos são fundamentais para podermos exercer nossos direitos. Precisamos investir neles!”.

Publicado por: ASCOM-Assessoria de Comunicação

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Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

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