Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Cinema de Arquivo – 2017
Início do conteúdo da página
Arquivo em Cartaz

Festival Internacional de Cinema de Arquivo – 2017

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h06 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 11h05

O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo – 2017, será realizado no período de 4 a 13 de dezembro, no Arquivo Nacional, e de 8 a 13 de dezembro, no Cine Arte UFF.

Programe-se!

Em breve, estaremos juntos na 3ª edição do Arquivo em Cartaz. Um encontro pelo cinema, para falar de cinema e viver o cinema.

Apresentação:

O Arquivo em Cartaz surgiu vocacionado para divulgar e incentivar a realização de filmes com imagem de arquivo e para debater e refletir a preservação de acervos cinematográficos. Os filmes propriamente ditos e seus documentos relacionados, como roteiros, críticas, memórias, fotos e cartazes, ganham destaque em diferentes iniciativas. Não se trata do lançamento de mais um evento de cinema, mas de um espaço permanente de exibição, debate, formação e capacitação.

Trazemos luz e projeção para os arquivos e cinematecas, que lutam incansavelmente para preservar e difundir uma parcela da história cinematográfica brasileira. Arquivo em Cartaz se apresenta como um instrumento de fortalecimento de laços institucionais e profissionais.

Arquivo em Cartaz incentiva a pesquisa, o uso e a criação. Disponibiliza parte do acervo de imagens em movimento do Arquivo Nacional para que novas produções possam ser realizadas durante a Oficina de Criação Lanterna Mágica.

Diante da importância de se preservar a história do cinema mediante os seus documentos, Arquivo em Cartaz fomenta a capacitação e formação. Especialistas renomados disponibilizam parte do seu tempo para compartilhar conhecimentos preciosos e específicos com profissionais, estudantes e interessados em geral na conservação de fotografias, películas cinematográficas e fitas videomagnéticas. 

Buscando valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo, entra em cena a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz. Aberta a todos os gêneros, do documentário à ficção, passando pelo cinema experimental, a mostra quer ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes. As únicas exigências aos inscritos: a presença mínima de 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos, etc.) e a finalização entre os anos de 2014 e 2016.

Acompanhe as novidades do Arquivo em Cartaz em: https://www.facebook.com/arquivoemcartaz/

 

Por: ASCOM-Assessoria de Comunicação Social e Equipe do Arquivo em Cartaz

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página