Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção
Início do conteúdo da página

Exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 11h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

O Arquivo Nacional promove como parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro a exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção. A mostra apresenta ao público uma visão sobre as muitas intervenções realizadas no espaço urbano e na geografia da cidade, que alteraram profundamente a paisagem natural, desde o período colonial até finais dos anos 1970.

O acervo do Arquivo Nacional conta com variados fundos e coleções, como o do jornal Correio da Manhã, os arquivos privados do engenheiro Hélio de Brito, responsável pela abertura da Avenida Presidente Vargas, e da Família Ferrez – Júlio, Luciano e Gilberto Ferrez, principalmente, que registraram de perto algumas dessas mudanças, como a derrubada do morro do Castelo. O importante acervo de Livros Raros da Biblioteca da instituição contém a iconografia produzida por viajantes, botânicos e litógrafos que visitaram o Rio de Janeiro desde o período colonial. Fotografias, mapas, plantas, fotogramas de filmes, gravuras, litografias ajudarão a contar um pouco desta longa história da cidade, dividida entre as montanhas e o mar, entre o natural e o construído: o Rio Janeiro, uma cidade sempre em movimento.

A entrada é franca, de segunda a sexta-feira, das 9h às18.

Visitas guiadas poderão ser agendadas pelo telefone: 2179-1273 (Promoção Institucional do Arquivo Nacional)

registrado em:
Fim do conteúdo da página