Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria AN e IAB
Início do conteúdo da página

Parceria AN e IAB

Escrito por Arquivo Nacional | Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 21h30 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

O Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e o Arquivo Nacional (AN) selaram um acordo de cooperação técnica para tratamento e digitalização das atas históricas do instituto. O IAB foi criado em 1843 e durante todo período imperial foi um órgão governamental que auxiliava o imperador em pareceres e decisões judiciais. Mesmo após a sua separação do governo o IAB não perdeu a importância e hoje é uma das associações de classe mais importantes do país. As atas históricas do instituto registraram os episódios mais relevantes da história nacional e relatam qual a posição dos advogados brasileiro perante a fatos como libertação dos escravos, queda do império e proclamação da república.

Para representar o AN, o Diretor-Geral, José Ricardo Marques, esteve presente na sessão plenária do IAB que ocorreu nesta quarta-feira, dia 26 de abril, na sede do instituto. Ao iniciar a sessão a 1ª vice-presidente do instituto, Rita Cortez, ressaltou a importância dessas atas e expressou sua felicidade em firmar essa parceria com o AN. O Dr. Aurélio Wander Bastos pediu a palavra para parabenizar o Arquivo Nacional, na figura do seu diretor, pela iniciativa e pioneirismo na guarda da memória brasileira no Arquivo Global do Ártico e agradeceu pessoalmente pela generosidade do AN em tratar as atas históricas do IAB. O diretor-geral do AN foi convidado a integrar a mesa da plenária e tomou a palavra relembrando a importância do IAB como a instituição que tem sua história aliançada com a história da própria justiça brasileira, ressaltando o privilégio que é para ele, como representante do AN, estar numa das mais importantes casas de inteligência do país. 

Ascom
27/abril/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página