Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN participa de Seminário em SP
Início do conteúdo da página

AN participa de Seminário em SP

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 11h44 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

"Documentos Públicos na Era Digital"

31 abril apesp

 

O Diretor-Geral do AN participa do seminário "Documentos Públicos na Era Digital: soluções e desafios da gestão, preservação e segurança da informação", hoje, dia 25 de abril em São Paulo.

Arquivo do Estado promove seminário sobre Documentos Públicos na Era Digital

Texto: 18/04/2017 - Por APESP/Juliana Takayama

Realizado em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o evento aborda o desenvolvimento de ações integradas na busca de soluções de governo para a gestão, preservação e segurança de documentos arquivísticos digitais.

 

No evento serão discutidas as experiências da administração pública na implantação de sistemas de gestão de documentos e processos eletrônicos, aspectos técnicos e teóricos que visam à produção estruturada de documentos digitais, sua preservação de longo prazo, disponibilidade e acesso pleno.

Direcionado aos servidores estaduais paulistas das áreas de gestão documental e tecnologias da informação e comunicação, o seminário marca o posicionamento do Arquivo Público, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) na questão da produção e armazenamento de documentos digitais, proporcionando um debate aprofundado sobre as atuais iniciativas e demandas por uma administração sem papel.

De acordo com a diretora Ieda Pimenta Bernardes, do Departamento de Gestão do SAESP, é preciso ter cuidado pois este é um processo que envolve riscos ao patrimônio documental se não for adequadamente planejado e orientado por requisitos arquivísticos. "O Arquivo Público do Estado está preocupado em que sejam respeitadas as condições para que a administração estadual possa assegurar a integridade, autenticidade e organicidade dos documentos arquivísticos digitais ao longo do tempo. Se o documento digital perder essas características, perde também o seu valor de prova, pois deixa de ser confiável", afirma Ieda.

Ainda de acordo com a diretora, os documentos digitais não preservam suas características fora do sistema informatizado onde são gerados, capturados, armazenados e preservados ao longo do tempo. É o conjunto desses procedimentos de gestão arquivística que fornece a base para o desenvolvimento de repositórios arquivísticos digitais confiáveis.

Embora o mundo digital possa simplificar rotinas e processos, quando se trata de produzir e manter documentos públicos digitais confiáveis e com valor de prova, ao longo das décadas e séculos, o ambiente digital é muito mais exigente que o mundo físico. Por isso, o sistema responsável pelos documentos digitais deve ser totalmente orientado pelas regras e procedimentos da gestão arquivística de documentos.

Durante o seminário serão debatidos temas como gestão documental, tecnologias da informação e modernização da gestão pública, importância dos requisitos arquivísticos em sistemas corporativos de governo, segurança da informação e autenticidade de documentos digitais, gestão documental e objetivos da digitalização de documentos.

Com palestras de especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Secretaria de Estado da Fazenda e PRODESP, o evento tem ainda o apoio da Escola de Governo e Administração Pública (EGAP).

Fonte - APESP

-

Ascom
25 de abril de 2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página