Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Cartaz exibe 54 filmes em sete mostras
Início do conteúdo da página

Arquivo em Cartaz exibe 54 filmes em sete mostras

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h23 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

"Vamos contar nossa história através dos nossos documentos". Com essa fala, o Diretor-Geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, abriu a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo ARQUIVO EM CARTAZ, na sede da Instituição no Rio de Janeiro. O evento, com entrada franca, vai até 16 de novembro, na sede do AN, no Espaço Cultural BNDES e no Cine Arte UFF (Niterói).

Após uma apresentação da Orquestra Barroca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), regida pela maestrina Júlia Rónai, foi entregue o primeiro exemplar da "Revista Arquivo em Cartaz" à preservadora Alice Gonzaga, diretora da Cinédia, estúdio de cinema pioneiro do País. Ao final, os presentes dançaram com o show do grupo Batuke de Ciata, que remete a Tia Ciata, uma das responsáveis pela consolidação do samba carioca.

O Festival exibe 54 filmes distribuídos em sete mostras ("Homenagem", "Pré-estreia", "Competitiva", "Acervos", "Arquivo N", "Arquivo Faz Escola" e "Arquivos do Amanhã"), com oficinas, debates e a exposição de documentos originais, relacionados à história do samba, cujo centenário é o tema do evento em 2016. Um dos homenageados é o ator / jornalista / produtor / sambista Haroldo Costa, que compareceu à cerimônia de abertura, também assistida pelo cineasta Silvio Tendler, diretor do curta "Haroldo Costa - o nosso Orfeu", que participa da programação. Dentre as pré-estreias previstas, estão "Pitanga", dirigido por Camila Pitanga e Beto Brant, e "Divinas Divas", documentário de Leandra Leal.

Além de filmes brasileiros, a Mostra Competitiva conta com produções da Argentina, Bulgária, México e Portugal, todas concorrendo ao Prêmio Batoque. A premiação, aberta ao público, acontecerá na sexta-feira, 11 de novembro, no pátio interno do Arquivo Nacional (Praça da República, 173 - Centro do Rio). 

Veja aqui fotos do Festival

Facebook

Site

--------------------

Equipe da ASCOM
9 de novembro de 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página