Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN apresenta novas propostas ao MinC
Início do conteúdo da página

AN apresenta novas propostas ao MinC

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h01 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

O Ministro da Cultura, Marcelo Calero, recebeu, em seu gabinete em Brasília, o Diretor-Geral do Arquivo Nacional José Ricardo Marques. Acompanhado de Mauro Domingues, Coordenador-Geral de Processamento e Presevação do Acervo, Marques apresentou ao Ministro uma nova visão sobre o AN e possíveis projetos para a Instituição, em parceria com o MinC.

Foram temas do encontro a participação ativa do Arquivo Nacional no Conselho Nacional de Política Cultural, e a execução do Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), que prevê que as políticas relativas ao Sistema Nacional de Arquivos - SINAR estejam em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura do MinC. Na conversa, houve o entendimento de que as metas da Instituição nessas políticas poderão ser estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Cidadania, ao qual o AN é subordinado, em conjunto com o MinC.

O Diretor também comunicou ao Ministro Calero, que foi Secretário de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, a intenção de abrir as portas da sede do Arquivo Nacional para a cultura, promovendo diversos eventos, tornando-o um equipamento multicultural de destaque no roteiro turístico da cidade, com atrações que incluirão música, teatro, cinema, dança, literatura e exposições. Por fim, o Ministro aceitou o convite para encerrar, na sede, o Festival Internacional de Cinema Arquivo em Cartaz, que ocorrerá entre os dias 7 e 16 de novembro.

-----------------------

Equipe da ASCOM

1º de novembro de 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página