Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo da Guerra do Paraguai premiado com registro "Memória do mundo" da UNESCO
Início do conteúdo da página

Acervo da Guerra do Paraguai premiado com registro "Memória do mundo" da UNESCO

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 13h38 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

 

Na quarta-feira (19 de outubro), foram entregues os certificados de inscrição no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO como patrimônio documental da humanidade, em cerimônia no Auditório Principal da sede do Arquivo Nacional.

Nove entidades brasileiras custodiadoras do acervo nominado “A Guerra da Tríplice Aliança: representações cartográficas e iconográficas” receberam os registros. 

Compondo a mesa, a Consulesa-Geral do Paraguai, Estefania Laterza, destacou a importância do "resgate da memória" da Guerra do Paraguai, como a melhor via para se cicatrizarem as feridas que ela causou.

O Diretor do Escritório da UNESCO em Brasília, Lucien Muñoz, salientou que ainda há muito a descobrir sobre o patrimônio documental no Brasil, e que as parcerias propostas pelo novo Diretor-Geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, deverão avançar nesse sentido.


Veja os contemplados.

P1040448José Ricardo Marques, Diretor-Geral do AN, entrega certificado ao coronel Alexandre Ricardo Santos de Quadros, do Arquivo Histórico do Exército.

 

P1040449

"Este certificado é muito importante para tornar o acervo mais próximo do público em geral", afirmou o Embaixador Eduardo Prisco, Chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro e do Arquivo Histórico e Mapoteca Histórica do Itamaraty, ao receber o registro das mãos da Consulesa-Geral do Paraguai, Estefania Laterza.

 

P1040450

Após receber o certificado do Diretor da UNESCO, Lucien Muñoz, José Ricardo Marques agradeceu, em nome do AN, aos servidores que trabalharam na candidatura da Instituição, que está prestes a completar 180 anos de existência.

 

P1040453

O capitão-de-corveta Carlos André Lopes da Silva, da Marinha do Brasil, recebe certificado entregue pelo Presidente do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, Maurício Vicente Ferreira Jr., que representava o Ministro da Cultura na cerimônia.

 

P1040455

Vítor Fonseca, do Comitê Internacional do Memória do Mundo, entrega certificado a Maria Dulce de Faria, da Biblioteca Nacional, que participou com mapas históricos da coleção de D. Pedro II.

 

P1040456

Arno Wehling, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro recebe certificado de Carlos Ditadi, do Comitê Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo - MOWLAC.

 

P1040458

Segundo Paulo Knauss, Diretor do Museu Histórico Nacional, apesar de ter sido acumulado para celebrar a Guerra do Paraguai, o acervo tem a função de celebrar, na verdade, um futuro de paz e civilização. "Esse foi o desejo expresso por D. Pedro II à época", explicou, após receber o certificado de Daniel Guilarducci Moreira Lopes, membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo - MOWBRASIL.

 

P1040460

Maurício Vicente Ferreira Jr. recebe, como Diretor do Museu Imperial, certificado das mãos de Lygia Guimarães, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

 

P1040462

Mônica Xexéo, Diretora do Museu Nacional de Belas Artes, recebe certificado das mãos de Jussara Silveira Derenji, membro do Comitê MOWBRASIL.

 

Após a entrega dos certificados, os convidados dirigiram-se ao Salão Nobre do AN, para uma exposição dos documentos integrantes do acervo nominado.

 

P1040477

 

  

P1040479

 

 

P1040489

 

  

P1040492

 

  

P1040493

 

 

-----------------

Equipe da ASCOM

21 de outubro de 2016

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página