Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fundo Agência Nacional
Início do conteúdo da página

Fundo Agência Nacional

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 09h56 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 19h22

Projeto BNDES

Técnicos e estagiários do Arquivo Nacional concluíram o tratamento técnico, a conservação e a digitalização de parte da série Fotografias, subséries Presidentes da República (PRP) e Pessoas Públicas (PPU), pertencentes ao fundo Agência Nacional e custodiadas pela Instituição, cujas datas-limite são de 1938 a 1982. As demais subséries existentes serão disponibilizadas em breve.

As imagens, pertencentes à categoria do fotojornalismo, retratam o cotidiano dos presidentes da República - de Getúlio Vargas a João Figueiredo -, reuniões ministeriais, operações militares, recepção a autoridades, inaugurações, visitas oficiais, cerimônias de posse, celebração de datas cívicas etc. A Agência Nacional - principal órgão de informação do governo federal – produzia e distribuía as fotografias para órgãos de imprensa. As imagens são em preto e branco e de tamanhos diversos.

No total, estão sendo disponibilizados ao público 17.598 dossiês, equivalentes a 144.807 fotografias. Essas imagens foram processadas tecnicamente por meio de proposta da Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) apresentada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que patrocinou o projeto intitulado “Informação sob controle: ações de preservação e acesso a acervos de memória política e social sob guarda do Arquivo Nacional”, subprojeto “Tratamento técnico dos negativos fotográficos da Agência Nacional”, com início em abril de 2015 e término em abril de 2017.

Esse conjunto documental pode ser acessado no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

 

 

 

--------------------

Equipe da ASCOM

24 de outubro de 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página