Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Cartaz 2020: Memórias do tempo presente
Início do conteúdo da página

Arquivo em Cartaz 2020: Memórias do tempo presente

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 19h45 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 20h24
Na busca por registrar as marcas do tempo presente, o Arquivo Nacional empreende esforços em debater as transformações da vida em sociedade a partir da edição 2020 do seu festival de cinema, o Arquivo em Cartaz, que acontecerá entre os dias 23 de novembro a 03 de dezembro.

Marcado no tempo pela dimensão de nossas perdas, o ano de 2020 não será esquecido. Separados por um novo vírus, no distanciamento social, sons e imagens se tornam uma potente forma de proximidade, de afeto, de denúncia, de espanto, de esperança. Elas explodem como registro e forma de expressão, de cuidado e atenção. São a representação dos novos arranjos sociais impostos pela pandemia e se tornam os arquivos da experiência vivida. Serão estudadas e debatidas no futuro, mas servem também ao presente.

Vendo e ouvindo a nós mesmos e aos outros tomamos dimensão do que enfrentamos, e encontramos novas formas de lidar com o inesperado. Buscamos sobreviver e reinventar: na ciência, na cultura, no trabalho, nas relações afetivas. O verdadeiro e o falso. Aquilo que realmente nos serve quando tudo está ameaçado. 

Em homenagem àqueles que se foram, mas também àqueles que ficaram, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo se transformou em 2020, assumiu dimensão virtualizada e abriu suas ações para receber, debater e exibir as memórias do tempo presente.

O Arquivo em Cartaz mira o presente, este mesmo que nos marca e nos escapa a cada momento. Oficinas, exibições de filmes, palestras e trocas de experiência sobre preservação e produção audiovisual com material de arquivo serão realizadas on-line e terão interações em tempo real. Com que olhos olharemos pro que vivemos agora?  

Convidamos todos para participar deste movimento pela memória presente em respeito à trajetória individual e coletiva no enfrentamento à pandemia. Participe do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Arquivo em Cartaz edição especial 2020 - Memorias do tempo presente - registros da pandemia.
 
Na busca por registrar as marcas do tempo histórico vivido, ainda em curso, o Arquivo Nacional cumpre seu papel institucional atuando junto à sociedade para preservar as memórias de sua transformação.
 
 
 
 
Fonte: Arquivo em Cartaz.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página