Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa Digital do SIAN em matéria do Café História
Início do conteúdo da página

Pesquisa Digital do SIAN em matéria do Café História

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 18h29 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 18h32

O Arquivo Nacional foi tema nesta quinta-feira, 9 de julho, de uma matéria no site Café História. A reportagem "Arquivo Nacional facilita o acesso ao acervo com nova ferramenta de pesquisa digital" fala sobre a ferramenta presente no Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN, que disponibiliza o acesso a mais de 1 milhão de documentos e aumenta as possibilidades de busca, realizando uma varredura por palavra no conteúdo dos documentos.

A pesquisa digital 2.0 foi implementada pelo Arquivo Nacional em 2019. A Coordenação de Tecnologia da Informação do Arquivo Nacional desenvolveu essa solução que aumentou a capacidade de pesquisa e a precisão dos resultados do SIAN. Agora é possível buscar simultaneamente vários fundos e coleções, filtrar por apenas um, assim como por partes do código de referência. O sistema facilita a busca em documentos datilografados ou impressos, cujos conteúdos podem ser varridos em busca por termos específicos, mas também será possível visualizar outros documentos, como manuscritos e fotografias.

O Arquivo Nacional vem constantemente trabalhando em busca de melhorias em seu Sistema de Informações, que deverá ser totalmente reformulado em breve, visando sempre facilitar o acesso à informação por parte dos cidadãos.

Leia a matéria completa aqui.

Para pesquisar no acervo do Arquivo Nacional, basta acessar aqui , realizar um cadastro, clicar em ‘Fundos/Coleções’ e ‘Pesquisa Digital 2.0’.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página